Operação Desmonte apreende 40 motos e prende três pessoas por furto
Foto: Divulgação/Polícia Civil - Foram apreendidos objetos para adulteração de veículos e materiais de jogos de azar
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais
Por Da Reportagem Local | 18 de maio, 2025

A Polícia Civil de Catanduva concluiu a Operação Desmonte, na sexta-feira, 16, com foco no combate à receptação de veículos e peças automotivas, além da repressão à adulteração de sinais identificadores de veículos, especialmente motocicletas oriundas de leilões, utilizadas de forma irregular.

O nome da operação policial foi escolhido por seu sentido literal: refere-se ao desmanche de veículos — prática central na receptação e adulteração; mas também pelo sentido figurado: transmite a ideia de desmontar a estrutura criminosa por trás do esquema.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências de investigados, sendo fiscalizados nove estabelecimentos comerciais suspeitos de funcionarem como desmanches clandestinos, com estrutura voltada à remontagem e revenda de veículos adulterados ou com procedência ilícita.

As abordagens resultaram na apreensão de 40 motocicletas, peças automotivas, objetos com indícios de irregularidades e celulares de uso de investigados. Quinze pessoas foram conduzidas para averiguação, sendo três autuadas em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e furto qualificado.

Relatório da Delegacia Seccional aponta ainda o registro de um Termo Circunstanciado (TC) de jogo de azar e apreensão de dezenas de objetos relacionados ao crime de adulteração de sinal identificador de veículo, bem como materiais usados em jogo de azar, além de um simulacro de pistola, 140 maços de cigarros de origem estrangeira e três aparelhos celulares.

“A operação teve como objetivo não apenas a repressão direta aos crimes já consumados, mas também a interrupção da cadeia criminosa que abastece o mercado ilegal de veículos e peças automotivas, contribuindo para a redução de furtos e roubos de veículos na região”, informa.

A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos, inclusive fornecedores e intermediários, bem como a origem das motocicletas e peças apreendidas. Os materiais passarão por análise pericial e documental, e os dados obtidos serão cruzados com sistemas estaduais e federais de segurança.

“A Operação Desmonte reafirma o compromisso da Polícia Civil com a prevenção e repressão qualificada à criminalidade patrimonial, garantindo maior segurança à população e responsabilidade no comércio de veículos e peças”, completa, em nota, a Delegacia Seccional.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga