O Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e Ambulatório de Especialidades, pertencentes ao complexo hospitalar da Funfarme, tiveram revalidado o Selo de Qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). A renovação da Acreditação Nível 3 (Excelência) significa que as instituições mantêm os padrões internacionais definidos pela ONA, no que diz respeito à gestão integrada dos processos, critérios de segurança e cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, os hospitais da Funfarme passaram por uma avaliação detalhada feita por auditores da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e por avaliadores habilitados pela ONA. As equipes avaliaram todos os setores das instituições buscando evidências de conformidade com os padrões do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e do Manual Brasileiro de Acreditação.
O superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, explica que o processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação. Este selo é válido por três anos e será auditado pelos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.
A Funfarme é o complexo que realiza a maior quantidade de atendimentos e serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, sendo referência em saúde de qualidade e segurança aos mais de 1,7 milhão de moradores dos 102 municípios do DRS XV. “O Selo de Qualificação ONA Nível 3 sinaliza para a sociedade que o complexo hospitalar da Funfarme possui excelência em gestão, maturidade institucional e gestão integrada de processos que visam oferecer a máxima segurança ao paciente”, explica o diretor executivo da Fundação, Jorge Fares.
“Só temos que agradecer aos nossos colaboradores pela acreditação recebida. O selo é resultado do empenho e profissionalismo de todos os funcionários, da gestão eficiente conduzida pelas diretorias e também das parcerias com a população das cidades da região e empresas, através das Alianças Estratégicas, que é o setor de relacionamento institucional”, afirma Fares.
Segundo a diretora administrativa do HB, Amália Tieco, a gestão integrada de processos inclui práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, sigla em inglês) de redução dos impactos no meio ambiente. “Devido ao compromisso com a ecologia, o HB conquistou seis vezes o prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo às organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no Âmbito do SUS”, destaca.
Quem também comemora a manutenção do Selo de Qualificação ONA é o diretor administrativo do HCM, Antônio Soares. “É uma honra saber que a ONA reafirma a excelência em gestão do HCM. O hospital investe na fusão entre tecnologia de ponta e assistência humanizada, com unidades de atendimento de alta complexidade, associadas a equipes altamente especializadas.
Esses diferenciais aliados aos processos de atendimento bem definidos garantem o atendimento de qualidade dos nossos pacientes”, afirma.
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