
A Estância Turística de Olímpia acaba de encerrar mais uma edição especial do Festival do Folclore, que entrou para a história. Completando 61 anos, o Fefol é um dos maiores e mais importantes eventos da cultura popular do Brasil e, em 2025, ganhou mais visibilidade e reconhecimento, consolidando Olímpia como Capital Nacional do Folclore.
Ao todo, 160 mil pessoas participaram das atividades, durante o dia e à noite, ao longo dos 9 dias. O alcance do festival foi ainda maior se considerado o público online, que acompanhou as transmissões ao vivo. Neste ano, cerca de 170 mil visualizações foram registradas. Nas redes sociais, os conteúdos do Fefol ultrapassaram 2 milhões de visualizações, um alcance recorde.
A noite de maior sucesso foi a da abertura, no sábado, dia 2 de agosto, que reuniu cerca de 30 mil pessoas no Recinto e contabilizou mais de 25 mil visualizações online. O espetáculo de abertura, preparado pela Secretaria de Educação, contou com mais de 600 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal, além de professores e grupos convidados.
O enredo abordou o tema da edição “Raízes que nos Conectam”, reforçando a ideia de que é nas origens culturais de cada um que se encontra a força que mantém viva a cultura popular brasileira. Além disso, a apresentação fez referência ao Maranhão, estado homenageado, mostrando sua riqueza histórica e cultural, com a beleza natural dos lençóis maranhenses, o Centro Histórico de São Luís, a Serpente Encantada e os Cazumbás, além dos sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Com programação extensa, o Fefol contabilizou mais de 120 apresentações no palco principal e, mais uma vez, foi além dos limites do Recinto, levando o folclore e a mistura da cultura brasileira também para as ruas. Ao todo, 61 grupos folclóricos e parafolclóricos, vieram de 20 estados de todas as regiões do país, número recorde de estados representados em uma única edição, reunindo 2 mil artistas, entre dançarinos, músicos e integrantes dos grupos.
Agora, o Festival do Folclore de Olímpia já entra na contagem regressiva para a 62ª edição, que será realizado de 1º a 9 de agosto de 2026, celebrando o Jubileu de Alecrim e tendo como homenageado o estado do Rio de Janeiro. O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural, parceiros institucionais e patrocínio de empresas olimpienses.
Autor
