"O que me marca muito são as pacientes dando à luz sorrindo", diz doula
Doula Larissa Ferreira conta sobre a educação perinatal, parto, pós-parto e amamentação
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Doula Larissa Ferreira atua há cinco anos na área e fala sobre a importância do apoio emocional à gestante
Por Myllayne Lima | 20 de maio, 2022
 

A gravidez é considerada um momento mágico e, ao mesmo tempo, desafiador para muitas mulheres. Para ajudar no bem-estar da gestante, durante e após o parto, as doulas se destacam através da preparação emocional e apoio afetivo.  

“A doula é uma profissional extremamente recomendada pela OMS. É ela que vai acompanhar a mulher durante a gestação, parto e pós-parto. A função da doula é dar apoio físico, emocional e orientar essa família”, explica Larissa Ferreira, que exerce a profissão de doula há cinco anos.  

Ela conta como surgiu o amor pela profissão. “O que me motivou foi o meu parto, porque na época Catanduva não existia doula. O meu parto foi extremamente humanizado. Sou fisioterapeuta há 15 anos e eu e meu marido estudamos e nos preparamos muito. Estudamos muito sobre o parto humanizado, violência obstétrica, momento certo de ir à maternidade. Depois que tive o meu filho, fui estudar e consegui a formação de doula, consultoria de amamentação. Trabalho com saúde materno-infantil e da mulher.” 

Larissa destaca a educação perinatal, um dos pontos trabalhados pela doula. “Durante a gestação a doula trabalha com a educação perinatal, orientando sobre todos os tipos de parto, fisiologia do parto para a família não chegar perdida na maternidade. A gestante vai saber como funcionam as contrações, o momento certo de ir para a maternidade. Também há orientação sobre o que é bolsa rota, tampão mucoso, toda a parte fisiológica a doula vai passar para a família.” 

A doula também auxilia na prática de exercícios para o preparo do parto. “Durante a gestação são feitos alguns exercícios físicos para preparar o corpo da mulher para o parto, relaxamento, meditação, tudo isso a doula faz no período pré-parto. Vai abordar também tudo sobre o direito dessa família no parto, através do plano de parto, que é um documento que essa família apresenta no dia do parto. O plano de parto é construído junto com a doula e entra toda a parte da violência obstétrica. A família é orientada sobre os procedimentos que são e o que não são recomendados pela OMS, então eles já vão orientados sobre a violência obstétrica para que não ocorra com a família.” 

O trabalho da doula também é orientar sobre a importância da amamentação. “Na educação perinatal, a doula também vai ensinar sobre os primeiros cuidados com o bebê, amamentação. O índice de durabilidade de amamentação no Brasil é muito pouco, cerca de 54 dias, sendo que o recomendado pelos órgãos de saúde é de pelo menos seis meses de amamentação exclusiva.” 

EMOÇÃO SEMPRE 

A doula Larissa Ferreira relata que todos os partos são emocionantes. “Todos os partos que acompanho são marcantes, porque são emocionantes, é um diferente do outro. Porém, o que mais me marca é a humanização, é a família chegar lá bem informada, mesmo que alguém dê sugestões, a família já está informada. A doula não interfere em procedimentos médicos, mas a família estando informada, responde por isso. A doula na sala de parto é apenas apoio físico e emocional a paciente. No momento que a gestante está com dores na contração, eu uso técnicas não farmacológicas de alívio de dor como massagens, aromaterapia, exercícios para que ela não precise de uma analgesia farmacológica e também não desista do parto e peça uma cesárea. A maioria das minhas pacientes consegue passar por esse processo de parto muito bem e praticamente sem dor. O que me marca muito são que as pacientes dão à luz sorrindo, isso me marca muito. É muito gratificante toda essa preparação física e emocional que faço durante a gestação e no momento do parto dá tudo certo.” 

A profissional pontua que todas as normas da Organização Mundial de Saúde são cumpridas. “Nos partos que acompanho todas as diretrizes da OMS são cumpridas, como por exemplo, contato pele a pele imediato com a mãe, assim que o bebê nasce já vai direto para o peito. Além do corte tardio do cordão umbilical, porque durante quatro a cinco minutos o cordão ainda está suprindo, mandando aporte de ferro para esse bebê para prevenção de anemias.” 

A doula fala, ainda, sobre a importância do acompanhamento pós-parto. “No pós-parto eu dou suporte físico e emocional para essa paciente porque a amamentação a parte mais difícil do pós-parto. Para evitar mastites, machucados nas mamas, a doula dá todo o suporte na amamentação para que a pega do bebê seja correta, para que não haja desmame precoce e uma depressão pós-parto. A doula é extremamente recomendada no pós-parto imediato.” 

 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Unimed realiza Auditoria de Manutenção do certificado NBR ISO 9001
Por Da Reportagem Local | 17 de abril de 2024
Projeto celebra a vida de pacientes internados nos hospitais da Fundação