Nutróloga reforça que comer bem e se hidratar é fundamental
Marcela Mascaro Fachin diz que as refeições devem ser completas, com carboidratos e proteínas, e que a água ajuda a eliminar toxinas
Crédito: Divulgação - A água ajuda o corpo a diminuir a retenção hídrica e evitar o inchaço
Por Da Reportagem Local | 08 de fevereiro, 2024

O Carnaval começa nesta sexta-feira, 9, convidando a todos a curtirem dias de muito samba no pé, estendendo-se, muitas vezes, por horas. É quase que uma maratona, o que exige muito cuidado com a saúde. E para mantê-la, é fundamental a alimentação correta e o consumo de líquido, principalmente água, ressalta a médica nutróloga Marcela Mascaro Fachin, do Austa Hospital.

Segundo ela, o folião deve se alimentar adequadamente, tendo, no mínimo, três refeições ao dia: café da manhã, almoço e janta. “As refeições devem ser completas, com carboidratos, a nossa principal fonte de energia, e proteínas para que a pessoa fique mais tempo saciada”, orienta.

Marcela cita como fontes de carboidratos as frutas, vegetais, arroz, macarrão, batata e mandioca, por exemplo. Já o ovo, carne vermelha, peixe e frango são fontes de proteínas.

“Prefira alimentos leves e coloridos. Se possível, entre as refeições, consuma alimentos leves, como frutas, barras de proteína e shakes proteicos”, cita a nutróloga do Austa Hospital. “E evite frituras, pois, além de conter muita gordura, podem causar a sensação de estômago pesado e moleza”, completa.

Hidratar-se é fundamental também para manter-se em forma e chegar bem ao final dos quatro ou cinco dias de folia. Marcela explica que a água ajuda a eliminar as toxinas que a pessoa acumula durante o Carnaval, além de ajudar o corpo a diminuir a retenção hídrica e evitar o inchaço.

A nutróloga recomenda que, se o folião for ingerir bebida alcoólica, deve intercalar com o consumo de água. O ideal é que, para cada lata de cerveja ou dose de bebida alcoólica, seja consumido ao menos 200 ml de água.

“É importante também evitar beber de estômago vazio”, lembra a nutróloga. Descansar também é fundamental, segundo a médica nutróloga. “Repousar é essencial para recarregar as energias e curtir a folia”, finaliza a nutróloga do Austa Hospital.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 28 de fevereiro de 2024
Portal ‘Dengue 100 Dúvidas” está disponível para informar população
Por Da Reportagem Local | 28 de fevereiro de 2024
Saúde disponibiliza sedação para procedimentos odontológicos na UPA
Por Da Reportagem Local | 28 de fevereiro de 2024
Paciente em tratamento contra o câncer é surpreendida por Ana Castela