A cada começo de ano é comum que as pessoas tenham o desejo de começar novos hábitos em suas vidas. Um deles é ter uma alimentação mais equilibrada e saudável. A nutricionista Camille Mascaro afirma que para atingir essa meta é preciso estar disposto a mudar comportamentos, além de ter um planejamento a fim de que este novo hábito seja bem-sucedido e, de fato, saudável.
Ela explica que será necessário também planejar sobre o que irá comer, variar as preparações e os alimentos consumidos, entender como fazer a leitura dos rótulos e da tabela nutricional, “descascar mais e desembalar menos”, prestar atenção na mastigação e evitar “dietas da moda”.
“Quando pensamos em mudar a nossa alimentação, a decisão deve ser da pessoa. Em seguida, as mudanças podem ser feitas, pois uma alimentação saudável previne o aparecimento de doenças, evita problemas relacionados à tireoide, insônia, infertilidade, diminui os riscos de infartos, diabetes, hipertensão, entre outras. Também melhora a autoestima, auxilia no emagrecimento e um ganho de massa muscular, com a prática de atividade física”, afirma a especialista.
Camille indica que para ter uma alimentação realmente saudável o ideal é consumir mais frutas, variando entre elas, aumentar o consumo de legumes e verduras, preferir os carboidratos integrais, como arroz e pão integral, e consumir diariamente as leguminosas. “Não esquecer também de consumir as ‘gorduras boas’, como o azeite e as castanhas. Preferir consumir carnes com cortes magros e, claro, dar atenção ao consumo de água”, destaca.
Quanto aos alimentos que precisarão ser “cortados”, ela esclarece que a alimentação saudável deve ser equilibrada. Porém, existem aqueles que se deve evitar o consumo excessivo como é o caso de açúcares, frituras, gorduras, embutidos, bebida alcoólica e o excesso de sal.
A nutricionista diz que é sim possível balancear uma alimentação de Isabel com alimentos que fazem parte do gosto pessoal de cada um. “Como eu disse anteriormente, a alimentação saudável deve ser equilibrada e variada, pensando sempre em alcançar as necessidades energéticas e quantidade necessária de vitaminas e minerais”, explica Camille.
Ademais, ela ressalta a importância de ter um nutricionista auxiliando neste processo da alimentação saudável, porque estes profissionais são os responsáveis por orientar quanto ao consumo adequado de nutrientes.
“Somos capacitados para a elaboração de plano alimentar individualizado de acordo com as necessidades de cada indivíduo, observando as suas patologias e objetivos. Em suma, [estamos] auxiliando os pacientes e demais pessoas nas escolhas saudáveis e ajudando a alcançar seus objetivos de uma forma segura sem restrições e priorizando a saúde”, diz.
DICAS
Pensando em uma alimentação saudável, o ideal é ter uma alimentação adequada e em todas as refeições, aponta Camille. Por isso, a nutricionista dá algumas sugestões. No café da manhã, incluir carboidratos integrais, como por exemplo, pão 100% integral, uma fonte proteica (queijo fresco, ovos) e uma fruta.
No almoço e jantar, optar por uma salada de folhas, legumes variados, arroz integral ou outra fonte de carboidrato (purê de batata, mandioca ou batata doce), mais uma opção de leguminosa (feijão, ervilha ou lentilha, sendo importante variar entre elas) e uma proteína (carne bovina, suína ou frango ou peixe), e se consumir sobremesa é preferível o consumo de frutas. Nos lanches, o ideal é optar também por frutas, além de iogurtes e oleaginosas.
“Sempre prefira consumir alimentos de sua forma mais natural possível, pois uma alimentação saudável deve ter todos os grupos alimentares para alcançar as necessidades nutricionais de cada pessoa. E para a elaboração de um cardápio visando uma alimentação saudável o ideal é buscar um acompanhamento nutricional, pois o nutricionista irá adequar a sua alimentação de maneira saudável visando seus gostos e preferências alimentares”, complementa.
Autor