Nutricionista indica alimentos que favorecem sistema de defesa do organismo
Amanda Pedrassoli afirma que não existe fórmula mágica, certo ou errado: o segredo é manter alimentação balanceada e adequada
Foto: DIVULGAÇÃO - Amanda Pedrassoli reforça que modular o sistema imune reduz gripes, resfriados, renites e infecções
Por Guilherme Gandini | 13 de junho, 2022
 

Um dos fatores que mais contribuem para potencializar o sistema de defesa do organismo é a alimentação. O alerta é da nutricionista Amanda Pedrassoli, que cita que já foi comprovado pela Ciência que a genética, o estilo de vida saudável, a ingestão adequada de nutrientes e a hidratação são determinantes para o sistema imunológico.  

“Ou seja, uma estratégia importante para prevenir doenças infecciosas ou conseguir ter uma boa resposta a elas, evitando seu agravamento, é fortalecer seu sistema imune”, frisa.  

Segundo a especialista, não existe fórmula mágica, certo ou errado. “É preciso manter uma alimentação balanceada sendo quantitativamente e qualitativamente adequada”.   

Amanda reforça que modular o sistema imune reduz casos de gripes, resfriados, renites, infecções bacterianas e fúngicas. “É importante ter consciência que nenhum alimento fará isso sozinho, é necessária uma ingestão correta de macro e micronutrientes através de boas fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e mineiras, pois é partir dos nutrientes que você ingere que suas células de defesa serão formadas.”   

Ela lista alimentos com nutrientes e compostos bioativos que ajudam o sistema de defesa: vegetais verde escuro (ricos em ferro); ostras, carnes e fígado bovino (zinco); oleagenosas (zinco, vitamina E e selênio); iogurte natural, kerfir e kombucha (fontes de probióticos); frutas cítricas ricas em vitamina C; gengibre (rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida); ervas e especiarias com propriedades antifúngicas, antivirais e antiinflamatórias, como chás, alho, orégano, gengibre, cúrcuma, alecrim, pimenta, manjericão e etc; e também o própolis. 

 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade