Nutricionista explica benefícios e dá dicas para escolha do melhor chocolate na Páscoa
Época reúne diversas opções de ovos, bombons e barras de chocolate
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Nutricionista fala sobre os benefícios do chocolate para a saúde
Por Myllayne Lima | 14 de abril, 2022
 

A época mais doce do ano chegou! A Páscoa reúne diversas opções de ovos, bombons e barras de chocolate fazendo a festa da criançada e também dos adultos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates e Balas – Abicab, o Brasil é o quinto maior mercado do mundo em vendas de chocolate.  

Em entrevista ao Jornal O Regional, a nutricionista Thamara Cavichia Rego explica os melhores tipos de chocolates. “O melhor tipo de chocolate são os amargos, com maiores porcentagens de cacau. Quanto maior a porcentagem do cacau, menos açúcar e gordura ele possui.” 

Thamara destaca que é preciso ter equilíbrio no consumo do alimento. “Não existe uma quantidade diária recomendada para o consumo do chocolate, porém, se o paciente gosta e deseja consumir todos os dias, é possível colocar em sua rotina alguns quadradinhos de chocolate (em média, 40g/ quatro quadradinhos). Lembrando que equilíbrio e constância na alimentação é essencial.” 

A nutricionista pontua os benefícios do chocolate para a saúde. “Em consumo moderado e com maior porcentagem de cacau (mais amargo), há benefícios do cacau. Eles possuem vitaminas, antioxidante (flavonoides), polifenóis, estimula a feniletilamina no corpo que é percursora da serotonina, que proporcionam a sensação do bem estar. Além disso, estimula o sistema nervoso central, evitando stress e dores, melhora sistema imunológico e cardiovascular.” 

Chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate amargo. Qual a diferença? “Chocolate ao leite: pouca quantidade de cacau, maior quantidade de gordura e açúcar. Chocolate meio amargo: costuma ser entre 40% e 55% de cacau, ainda possuindo uma boa quantidade de gordura e açúcar. Chocolate amargo (70%): chocolate com maior concentração de cacau, possui sabor mais intenso. Menor quantidade de açúcar e gorduras.” 

Para quem está na dieta, a nutricionista finaliza falando como não sair da linha no período de Páscoa. “Equilíbrio é a palavra-chave. Pode se escolher ovos/chocolates com maior porcentagem de cacau para que possa ser utilizado dos benefícios citados, mas caso a escolha seja a mais gordurosa e com açúcar (ao leite, branco, meio amargo) aconselho a não exagerar nas quantidades deste consumo.” 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Vacinação contra a gripe cresce, mas está longe de atingir a meta