Nutricionista dá dicas para preservar a saúde durante as festas de fim de ano
Ana Carolina Ferreira Fumagalli, que atua no Hospital Unimed São Domingos, afirma ser importante manter planejamento adequado e sem exageros
Crédito: Ana Pesolito - Ana Carolina recomenda volta aos bons hábitos após as festas
Por Stella Vicente | 24 de dezembro, 2023

A época das festas de fim de ano, com confraternizações e encontros com familiares e amigos e ceias de Natal e Ano Novo, vem acompanhada de comilanças e, muitas vezes, exageros. A nutricionista Ana Carolina Ferreira Fumagalli, que atua no Hospital Unimed São Domingos, afirma ser importante manter planejamento adequado e ter boas escolhas nos cardápios.

Para isso, ela indica dar preferência aos alimentos que agregam valor nutricional, evitando os que tenham as chamadas “calorias vazias”. Ana Carolina ainda destaca que mesmo nestas festas há opções saudáveis e saborosas para serem escolhidas.

Por exemplo, para pratos e entrada são indicados castanhas, torradas com patês a base de iogurte natural e até mesmo uma tábua de frios, desde que se dê preferência aos queijos magros, palitos de cenoura e pepino, evitando os embutidos e processados como presunto, salame, salsichas; quanto às saladas, é possível fazer um mix de folhas, tomate cereja, palmito, manga, cenoura; há a opção do “arroz colorido”, que leva cenoura, ervilhas e brócolis; para o prato principal, a nutricionista indica cortes magros como lombo, pernil, paleta, maminha, bacalhau, badejo entre outros; e na hora da sobremesa as frutas são as melhores escolhas por serem baixas calorias e naturais, além do bônus de escolher aquelas “da estação” como cerejas, ameixas, uvas, lichia, romã, abacaxi, pêssego e nectarina, que estão com um preço mais acessível no momento.

“O excesso de alimentação é prejudicial por inflamar o organismo e ter possíveis sintomas como azia, flatulência, insônia, mal funcionamento intestinal e ganho de peso. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se que façam as melhores escolhas. Lembre-se da hidratação, evite ficar sentado em frente às refeições para que não fique ‘beliscando’, e ao saciar, retire o prato da mesa”, destaca.

O momento após as festas também é importante. Ana Carolina recomenda que se volte às rotinas e aos bons hábitos o quanto antes, alimentando-se bem e praticando atividades físicas. “O detox é uma das estratégias a serem utilizadas, visto que quando saem das rotinas, o fígado sobrecarrega e o processo desintoxicante ajuda eliminar toxinas do organismo. O ideal é que procure um profissional capacitado para avaliar e fazer o planejamento alimentar individualizado”, ressalta.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos