
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do Ministério da Saúde, 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios. Serão adquiridos 10 mil combos com 18 equipamentos cada, entre eles ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e equipamentos para telessaúde.
Catanduva será atendida com seis combos, a partir de projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Novo PAC Seleções. As compras serão feitas por meio de licitação cujas propostas serão abertas na próxima quinta-feira, 21, por meio do portal compras.gov.br. A expectativa do governo é que os equipamentos comecem a ser entregues em novembro.
Na região, também vão receber equipamentos, com um combo cada, as cidades de Ariranha, Cajobi, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Ibirá, Itajobi, Irapuã, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês.
Segundo a AgSUS, os recursos para a compra dos aparelhos, estimados em R$ 1,8 bilhão, são provenientes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025. As especificações técnicas dos produtos foram definidas a partir de consulta pública com a indústria, gestores públicos e especialistas.
VIATURAS
Além dos seis combos de equipamentos, Catanduva receberá três ambulâncias para renovar a frota do Samu, a partir de projetos aprovados na etapa de 2025 do Novo PAC Seleções. Outra viatura será destinada para Tabapuã.
De acordo com o Consirc - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, que administra o Samu, as três viaturas destinadas para Catanduva possibilitarão que veículos de 2019 sejam substituídos e fiquem como reserva. O mesmo será feito em Tabapuã.
Autor
