Neste Novembro Laranja, a campanha nacional de conscientização sobre o zumbido nos ouvidos destaca a importância da prevenção desse incômodo que atinge milhares de trabalhadores e pode impactar seriamente a produtividade e a qualidade de vida. Em empresas, onde a exposição ao ruído é muitas vezes inevitável, adotar medidas de prevenção e cuidados com a saúde auditiva é essencial para o bem-estar dos colaboradores e o sucesso das organizações.
O zumbido nos ouvidos pode estar associado a uma variedade de fatores, como infecções auriculares, consumo excessivo de substâncias como álcool e cafeína, uso de certos medicamentos e, em alguns casos, a exposição prolongada a sons intensos.
De acordo com o médico Marco Peruchi, cardiologista, ecocardiografista e médico do trabalho, adotar práticas de saúde auditiva ajuda a prevenir ou minimizar doenças e sintomas. “A prevenção começa na conscientização e na criação de espaços onde a saúde auditiva seja uma prioridade”, destaca Peruchi.
Rodrigo Carmellin, engenheiro sanitarista, ambiental e de segurança do trabalho, reforça a importância de um ambiente de trabalho adequado: “Nossa missão é minimizar o impacto do ruído nas atividades diárias dos trabalhadores, utilizando equipamentos de proteção auditiva, controlando o nível de som e promovendo pausas regulares, especialmente em setores com maior exposição ao barulho. Isso não só protege os colaboradores como demonstra o compromisso da empresa com sua equipe”.
Para reduzir e prevenir o zumbido, a campanha Novembro Laranja destaca medidas fundamentais, como evitar exposição prolongada ao ruído mediante o uso de protetores auditivos, essenciais sobretudo em ambientes com máquinas e equipamentos de alto som.
Outras recomendações são tratar infecções e manter a higiene dos ouvidos – a limpeza regular e o tratamento precoce de infecções podem prevenir complicações auditivas; e moderar o consumo de substâncias como álcool, cafeína e medicamentos que podem aumentar a sensação de zumbido.
Empresas que investem na saúde auditiva de seus colaboradores têm menor incidência de afastamentos e, consequentemente, melhores resultados. “Garantir o bem-estar auditivo é uma medida que beneficia tanto os colaboradores quanto a empresa. Trabalhadores saudáveis são mais produtivos e engajados. Essa é uma questão de responsabilidade social e de gestão de recursos humanos que toda organização deve considerar”, complementa Peruchi.
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