Neste Outubro Rosa, diante da triste realidade do câncer de mama como uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, a Funfarme, reconhecendo sua posição como um dos maiores complexos hospitalares do país, lança a campanha "Por Todas Elas". Essa iniciativa busca criar uma poderosa rede de apoio e solidariedade feminina, promovendo um efeito multiplicador para conscientizar e incentivar o maior número possível de mulheres a realizarem a mamografia, exame essencial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
“Vamos convidar e incentivar cada mulher a conversar com amigas, mães, irmãs, parentes em geral, colegas de trabalho, vizinhas para saber se fazem o exame preventivo. É uma linda campanha envolvendo os profissionais da Funfarme com o objetivo de fortalecer a união feminina”, afirma a médica mastologista Silvia Aparecida Perea, do Hospital de Base de Rio Preto. “É um convite para que todas as mulheres motivem outras a cuidarem de sua saúde e a realizarem exames regulares. Ao promover a saúde e compartilhar informações, podemos enfrentar o câncer de mama com determinação e esperança, salvando vidas e fortalecendo nossa comunidade. Vamos apoiar umas às outras a priorizar o autocuidado e a prevenção”, completa Dra. Silvia.
A campanha “Por Todas Elas” foi inspirada na relação estreita que já existe entre a Funfarme e suas milhares de colaboradoras e no cuidado que a instituição tem com a saúde delas. Por exemplo, todo mês do aniversário de cada colaboradora, o Hospital de Base envia-lhe uma mensagem parabenizando e a lembrando da importância da mamografia e a convida para fazer o exame. A ação volta-se às colaboradoras com mais de 40 anos, faixa etária a partir da qual as organizações de saúde preconizam ser fundamental fazer a mamografia todo ano. Caso haja tumor seja diagnosticado, o Hospital de Base agenda para a colaboradora uma consulta ao mastologista da instituição e oferece os exames e tratamento.
Agora, a Funfarme que amplificar este cuidado para a sociedade. “O Hospital de Base de Rio Preto destaca-se no país no cuidado à mulher, sendo referências em serviços especializados em prevenção e tratamento do câncer de mama e, como tal, entendemos ser nossa missão sensibilizar não só nossas colaboradoras, mas a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirma a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco.
A campanha “Por Todas Elas” vai chegar à população através das redes sociais, painéis de led na cidade e com orientações em folders e materiais digitais distribuídos e disponibilizados aos pacientes, acompanhantes e todas as pessoas que passarem pelo complexo hospitalar e para a população.
EMPRESAS PARCEIRAS
Ações ocorrerão ao longo de outubro envolvendo a rede de empresas “parceiras do bem” da Funfarme, onde os colaboradores receberão materiais educativos sobre a doença e os cuidados, elaborados pelo hospital, e assistirão palestras proferidas pela equipe multidisciplinar da instituição.
O Instituto do Câncer (ICA) do Hospital de Base, em parceria com a associação dos voluntários da instituição (Avohb) levarão uma carreta que ficará estacionada em frente ao ICA onde profissionais de maquiagem estarão à disposição para dar um “banho de beleza” em pacientes e acompanhantes. Estes também serão abordados por médicos residentes com orientações sobre o câncer de mama e a prevenção.
O Hospital possui uma das maiores infraestruturas do Estado, dispondo atualmente de dois aparelhos de mamografia de tecnologia avançada e tem investido constantemente na estrutura para diagnóstico e tratamento do câncer.
Apesar desta estrutura oferecida, o HB registrou diminuição de 10% no número de pacientes do SUS que fizeram mamografia no seu serviço, nos últimos cinco anos, o que demonstra a relevância da campanha “Por Todas Elas”. Se em 2019, 6.152 pacientes realizaram o exame preventivo, no ano passado foram 5.553, ou seja, 599 a menos.
“Este dado por si só mostra o quanto a campanha é pertinente. As pessoas precisam fazer o exame todo ano. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de o tratamento do câncer de mama ser bem-sucedido. Estudos mostram que a mamografia reduz a mortalidade por câncer de mama em até 40%”, destaca Dra. Silvia.
“A mamografia, recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, é nosso principal aliado para identificar alterações antes que sejam palpáveis”, destaca a mastologista. “Além disso, realizar o autoexame das mamas regularmente pode ajudar a detectar mudanças, como nódulos ou alterações na textura, que devem ser avaliadas imediatamente por um médico”, completa.
AUTOEXAME
A mamografia todo ano é essencial, porém, Dra. Silvia lembra também o autoexame das mamas é importante para a detecção precoce de alterações. Segundo ela, mulheres que realizam autoexames regularmente podem identificar mudanças, como nódulos ou alterações na textura da pele, que devem ser avaliadas por um médico. “Embora o autoexame não substitua a mamografia, ele complementa o rastreamento e aumenta a conscientização sobre a saúde das mamas”, pontua a mastologista do HB de Rio Preto.
O câncer de mama é o mais diagnosticado entre as mulheres no mundo, com estimativa de 2,3 milhões de novos casos em 2024, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 66 mil casos novos por ano, o que representa cerca de 30% dos diagnósticos de cânceres femininos.
Autor