Compartilhar conhecimentos, experiências e esclarecer dúvidas sobre a Hemorragia Pós-Parto, a HPP, foi a temática debatida por profissionais das áreas de ginecologia e obstetrícia, médicos, equipe de enfermagem, farmacêuticos e residentes do Hospital Padre Albino. A capacitação em ‘Profilaxia e Tratamento da Hemorragia Pós-Parto - HPP’ foi realizada no último dia 31, em parceria com o Comitê Regional de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal - DRS-XV/SJRP.
A atividade foi ministrada pelo farmacêutico generalista Murilo Fagliari, formado pela Unifai, de Adamantina, e pós-graduado em Farmacologia Clínica, Saúde Pública e Gestão e Liderança pela USP. O palestrante expôs que a hemorragia pós-parto (HPP) ocorre em 5% a 10% das gestações e é a principal causa de morte materna no mundo e a segunda no Brasil.
“Nosso objetivo é contribuir e trocar experiências com toda a equipe de profissionais envolvidos para que, no exercício de sua função, possa prestar assistência mais adequada às mulheres que sofrem hemorragia pós-parto, já que esta é a principal causa de morte materna”, explicou.
Outro objetivo da capacitação é promover a articulação entre os diferentes pontos de atenção à gestante, parturiente e puérpera, buscando ações contínuas e integrais.
“Essa capacitação reforça ainda mais as ações que já são desenvolvidas pelos profissionais no cuidado à mulher durante o parto e puerpério no HPA”, destacou a enfermeira coordenadora da Maternidade e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HPA, Aline Cristina de Poli.
Autor