Mutirão de vacinação aplica mais de 800 doses no sábado em Catanduva
Foto: Prefeitura de Catanduva - Campanha busca elevar cobertura vacinal contra a Influenza para grupos prioritários
Seis unidades somaram 574 vacinas diversas aplicadas, enquanto dois pontos itinerantes protegeram 256 pessoas contra a gripe
Por Da Reportagem Local | 14 de maio, 2025

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe mobilizou os moradores de Catanduva no último sábado, 10 de maio, com atendimento em unidades de saúde e também em pontos itinerantes. A ação teve como principal objetivo ampliar a imunização contra a doença, como forma de barrar o avanço da Influenza, especialmente entre os grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 803 doses de vacinas diversas, durante o Dia D, sendo 547 em unidades de saúde e 256 exclusivamente nos dois pontos itinerantes - localizados nas lojas do Supermercado Antunes, nas ruas Sete de Setembro e Antônio Girol. Nos itinerantes, o atendimento foi voltado apenas à vacinação contra a gripe.

No relatório por unidade, a maior procura pela vacinação foi registrada no CEM - Centro de Especialidades Médicas, o antigo Postão, com 180 doses. No Nosso Teto foram 122 doses, no Solo Sagrado 87 doses, no Gaviolli 72 doses, na Vila Soto 60 doses e no Nova Catanduva 26 doses.

Desde o início da campanha, em abril, Catanduva já aplicou 13.470 doses da vacina contra a Influenza, com o seguinte detalhamento: idosos - 7.423 doses; trabalhadores da saúde - 1.783; crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 982; gestantes: 243; e outros: 3.039 doses.

Segundo a Saúde, esse número representa cerca de 27% da meta pactuada para os grupos prioritários, que é de 49.483 pessoas — o equivalente a 90% do público alvo estimado, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Fazem parte do público-alvo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, portuários, forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

A vacina segue disponível em unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado à população: “vacina é proteção, especialmente para os mais vulneráveis”.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP