Meningite: como fica a vacinação com ACWY após mudança nas doses
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF - ACWY é uma vacina inativada e não tem como causar a doença
Crianças que não foram vacinadas aos 12 meses contra a doença podem receber o imunizante
Por Da Reportagem Local | 10 de julho, 2025

Desde o início do mês, crianças com 12 meses de vida já podem receber a dose ACWY como reforço dentro do esquema vacinal contra a meningite, no SUS.O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. Até então, o reforço nessa faixa etária era feito com a meningocócica C.

Com a mudança, o esquema completo contra a meningite, na rede pública, passa a ser o seguinte: duas doses da meningocócica C aplicadas aos 3 e aos 5 meses; e um reforço com a ACWY aos 12 meses. Entre os 11 e os 14 anos, a orientação é que a ACWY também seja aplicada – em dose única ou como um novo reforço, conforme o histórico vacinal.

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a ACWY como reforço.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a ACWY é uma vacina inativada e, portanto, não tem como causar a doença. A única contraindicação é para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas os postinhos de Catanduva possuem a vacina ACWY, exceto as unidades do Theodoro Rosa Filho e Flamingo, que estão em reforma.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Casos de dengue voltam a subir na cidade; Saúde aposta em capacitação
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
No Dia Mundial do Diabetes, médico explica doença e derruba mitos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Botox contra a enxaqueca: a estética dá lugar à saúde