Médico explica formas de controle da artrose para evitar cirurgias
Ortopedista Rodrigo Moreschi orienta medidas para reduzir o risco ou retardar a progressão do desgaste das articulações
Foto: Divulgação - Rodrigo Moreschi diz que é possível aliviar sintomas e manter qualidade de vida
Por Da Reportagem Local | 30 de agosto, 2024

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma condição em que ocorre o desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste acontece conforme o ser humano vai envelhecendo e, de uma forma ou outra, todas as pessoas adultas terão artrose um dia. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a artrose afeta cerca de 15 milhões de brasileiros.

De acordo com o ortopedista Rodrigo Moreschi, a artrose atinge, principalmente, a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos. “A artrose é uma das mais comuns doenças reumáticas, e cada vez é mais habitual em pessoas acima de 60 anos. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como aumento da prevalência de obesidade, sedentarismo e práticas de atividades físicas de alto impacto, que também contribuem para o agravamento”, ressalta.

Contudo, vale um alerta: um número cada vez maior de pessoas entre 30 e 50 anos têm sofrido dores devido à artrose. Estudo recente divulgado pela revista The Lancet Rheumatology destaca como esta condição vem se tornando cada vez mais comum, projetando que aproximadamente 1 bilhão de indivíduos poderão ser acometidos pela doença até 2050. 

“A cartilagem saudável permite movimentos suaves e sem atrito entre os ossos. No entanto, com a artrose, essa cartilagem se deteriora, levando ao atrito direto entre os ossos, o que causa dor, inchaço e perda de movimento na articulação afetada. Com o tempo, a artrose pode levar a deformidades articulares e incapacidade funcional”, comenta.

A artrose não tem cura, por isso o diagnóstico precoce é a chave para o controle da doença, evitando uma progressão que necessite de cirurgias mais invasivas. “O tratamento da artrose visa aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Em casos de artrose severa, pode ser indicada a cirurgia de prótese total de joelho, por isso a visita regular a um ortopedista, principalmente após os 60 anos, é fundamental, para que seja feito um diagnóstico precoce, com acompanhamento e controle da doença.”

Embora não seja possível prevenir a artrose, algumas medidas podem reduzir o risco de desenvolvimento da condição ou retardar sua progressão. “Manter um peso saudável, praticar exercícios regulares, adotar uma dieta balanceada, praticar esportes de maneira segura e parar de fumar são estratégias que podem ajudar na prevenção da artrose”, indica.

A artrose é uma condição comum, mas com diagnóstico precoce e manejo adequado, é possível aliviar os sintomas e manter boa qualidade de vida. “Promover a conscientização sobre a artrose, suas causas, sintomas e opções de tratamento é essencial para ajudar os milhões de brasileiros que enfrentam essa condição. Mantenha hábitos saudáveis, faça exercícios regulares, e consulte um especialista regularmente para cuidar das suas articulações”, finaliza o especialista.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 15 de setembro de 2024
Unifipa faz campanha de conscientização no Setembro Amarelo
Por Da Reportagem Local | 15 de setembro de 2024
Inchaço na gravidez: médico fala sobre causas, exames e tratamentos
Por Da Reportagem Local | 12 de setembro de 2024
Hospital de Base diagnostica 190 pacientes com Alzheimer todos os anos