“Apoio à amamentação para todos” foi o tema da campanha Agosto Dourado finalizada na quarta-feira, 30, no setor Materno-Infantil do Hospital Padre Albino, com atividades e orientações baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde, onde o leite materno é considerado o alimento mais completo e de direito para os bebês. Além de saciar a fome também contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar efeito positivo no vínculo entre mãe e bebê.
A ação conjunta entre equipe de Enfermagem e alunas da Liga Materno-Infantil do curso de Enfermagem da Unifipa promoveu orientações e incentivo ao aleitamento materno às puérperas e profissionais de saúde dos setores Materno-infantil (Maternidade, UCIN e UTI Neonatal).
“As orientações foram baseadas no tema “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos” e também nas recomendações do MS, como a Política Institucional do Aleitamento Materno”, explica Aline de Poli, enfermeira coordenadora da Maternidade e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HPA. “Também usamos como referência nosso Manual de Incentivo ao Aleitamento Materno do Banco de Leite Humano do hospital, onde destacamos os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mãe, formas de manejo e dicas importantes sobre amamentação”, complementou.
Ao final das intervenções foram realizados “quiz” com perguntas e respostas às puérperas, que receberam brindes pela participação.
No Hospital Padre Albino existe o serviço de Apoio à Amamentação, que faz atendimentos especializados às mães que, após alta hospitalar, apresentam alguma intercorrência ou dificuldade com relação à amamentação. Caso alguma mãe sinta a necessidade do apoio o agendamento é feito através do telefone 17 3311-3076.
Autor