A maternidade do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) investiu na aquisição de um berço aquecido para recém-nascidos. O equipamento será instalado em quarto especial, dedicado às mamães que dão preferência ao parto humanizado. O objetivo é ampliar os cuidados no pré, durante e pós parto. A temperatura ambiente adequada na sala de parto é fundamental para assegurar a temperatura corpórea normal do recém-nascido nas primeiras horas.
O berço tem a função de manter o bebê aquecido por calor radiado com estabilidade térmica ao mesmo tempo que diversos parâmetros são monitorados com precisão. Com investimento de R$ 18 mil, o equipamento tecnológico permite fácil acesso da equipe de profissionais ao bebê, oferece segurança e incorpora uma somatória de recursos técnicos.
De acordo com a enfermeira Raíssa Somer, coordenadora da UTI Neonatal e Infantil do HUSD, o recém-nascido que precisa de cuidados e manobras de reanimação ao nascer deve ser encaminhado diretamente ao berço aquecido, que é utilizado como mesa de reanimação. “O berço promove fonte de calor ao bebê e espaço adequado para equipamentos necessários de um cuidado intensivo no quarto.”
Em contrapartida, bebês que apresentam boa vitalidade ao nascer podem ir direto para a mãe, mantendo todos os cuidados necessários e preconizados no parto humanizado.
“A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja iniciado na primeira hora de vida, pois está associado à redução da mortalidade neonatal, ao maior período de amamentação, à melhor interação mãe-bebê e ao menor risco de hemorragia materna”, frisa. Após o contato, o recém-nascido é encaminhado ao berço aquecido para a realização dos cuidados de rotina.
Autor