
Às 13h30 deste domingo, 15, milhares de candidatos farão a prova do processo seletivo que classifica estudantes para estudar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Centro Paula Souza, no primeiro semestre de 2025. Na Etec Elias Nechar, em Catanduva, 1.037 candidatos disputam as 480 vagas oferecidas em 12 cursos, sendo oito deles de Ensino Médio integrado ao Técnico.
A avaliação terá duração de quatro horas. Os candidatos responderão a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas, das quais apenas uma é correta. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 15 horas.
A prova avalia conhecimentos nas principais matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, incluindo Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza. As questões exigem atenção a temas atuais e não são separadas por disciplinas, podendo ser multidisciplinares ou específicas.
De acordo com o Centro Paula Souza, o candidato precisa confirmar o local em que fará o exame na Área do Candidato, do site vestibulinhoetec.com.br. Para evitar imprevistos, a orientação é chegar ao local de prova com uma hora de antecedência: os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30, não sendo permitida a entrada após esse horário.
Ao entrar no local de prova, é preciso permanecer na sala até as 15h30, no mínimo. Após esse horário será permitido deixar o local, levando o caderno de questões. É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade. Também é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.
OS MAIS CONCORRIDOS
O curso mais concorrido na Etec Elias Nechar será de Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico (M-Tec) em Administração, com 258 inscritos para 40 vagas no período da manhã – 6,45 candidatos por vaga. Na sequência aparece o M-Tec em Desenvolvimento de Sistemas, que atraiu 167 concorrentes para 40 vagas diurnas, alcançando 4,18 por vaga.
A concorrência também ficou alta para o curso de M-Tec em Química, que terá 145 candidatos para 40 vagas – 3,63 por vaga. Em índice muito próximo aparece o M-Tec em Edificações, que registrou 3,20 candidatos por vagas. São 128 inscritos para 40 vagas existentes. Os demais cursos terão concorrência mais branda, na faixa de um candidato ou menos para cada vaga.
Autor
