A Secretaria Municipal de Saúde informou ao jornal O Regional que 529 moradores de Catanduva estão, atualmente, em tratamento de HIV. A informação foi divulgada na quinta-feira, 1º de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Aids.
Dois dias antes, a reportagem havia questionado se seria feita alguma atividade alusiva à data em Catanduva e solicitado números sobre a doença na cidade, inclusive com comparativos de casos nos últimos anos. Também foram perguntadas quais ações preventivas são feitas.
As respostas não foram dadas e, no dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde fez apenas uma postagem nas redes sociais alertando para a importância da prevenção, acompanhada por uma imagem com a mensagem: “Aids: a prevenção é o melhor remédio”.
“O Programa Municipal de IST/Aids executa o ano inteiro ações de conscientização da população com relação aos métodos de prevenção e testagem. O objetivo é reforçar e sensibilizar a população sobre o acesso à informação adequada sobre o vírus”, diz a legenda.
Neste sábado, 3, em nova postagem, o foco foi o autoteste de HIV. “No mês da Campanha de Conscientização sobre a Aids, a Secretaria de Saúde de Catanduva orienta sobre a importância da testagem. É simples e rápido. Conhecer a sorologia para o HIV é fundamental para o tratamento precoce e aumenta a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus.”
O Programa Municipal IST/Aids funciona no prédio do Conselho Municipal de Saúde, na rua Amazonas, 161, no Centro. No antigo Postão, está o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Infectologia HIV/Aids. Já o autoteste está disponível em todas as unidades de saúde.
Autor