As ligas acadêmicas do curso de Medicina/Fameca da Unifipa promovem nesta terça-feira, dia 18, na Praça Monsenhor Albino, das 13 às 16 horas, a campanha Outubro Rosa. O objetivo é levar conhecimento para a população a respeito do câncer de mama e orientar as principais formas de prevenção e o diagnóstico, auxiliando no que pode ser feito periodicamente para prevenir a doença.
O projeto terá a participação de várias ligas e extensões do curso de Medicina, às quais serão encarregadas por estações individuais responsáveis por abordar cada um dos temas da campanha. A Unifipa auxiliará na infraestrutura, marketing e divulgação da campanha. A Associação Sempre Viva e a AVCC Catanduva também participarão do evento.
A Liga de Ginecologia e Obstetrícia irá promover conversa com a população a respeito do autoexame das mamas. Para isso será utilizada a “mama amiga”, modelo de mama feito de material sintético dividido em quatro quadrantes; sendo que cada um mostra o aspecto de diferentes tipos de texturas e nódulos, que podem ser encontrados durante o autoexame, assim como o aspecto da mama saudável, sem alterações.
Já a Liga de Cirurgia Plástica terá bate-papo com o público sobre a reparação de mama e reconstrução areolar. A Liga de Genética Médica também faz um bate-papo sobre aspectos genéticos do câncer de mama e importância da mamografia.
De modo semelhante, a Liga de Oncologia e Liga Acadêmica de Anatomia Geral faz um bate-papo com o público a respeito do câncer de mama, abordando fatores de risco, sinais e sintomas de alarme, diagnóstico e rastreamento, tratamento e prevenção. Além disso será disponibilizada cartilha com tais informações.
A Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem irá realizar uma dinâmica envolvendo as principais dúvidas geradas acerca do tema e abordando também as perguntas trazidas pela população.
O Grupo de Ajuda Comunitária fez uma arrecadação prévia de doações, como pulseiras, colares e lenços para serem entregues às mulheres como lembrancinhas no dia do evento.
Por fim, a IFMSA estará fazendo a distribuição de cartilhas, orientando a população sobre qual unidade de saúde procurar, dependendo dos sintomas manifestados, além dos locais adequados para busca e realização de tratamento caso receba o diagnóstico de câncer de mama.
Autor