No dia 13 de outubro próximo, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina/Fameca da Unifipa promoverá o Simpósio de Mastologia no Anfiteatro Padre Albino, às 19 horas, com duas palestras. O evento, gratuito, é aberto ao público.
A primeira abordagem, 'Rastreamento e diagnóstico do câncer de mama', será ministrada pelo professor Eduardo Malaquias Chagas; a segunda, 'Carcinomas mamários: aspectos morfológicos e moleculares', pela professora Marina de Brot. O objetivo é agregar conhecimento aos participantes acerca dos temas abordados.
A liga convida não apenas estudantes de Medicina de Catanduva, mas também alunos de outros cursos e/ou faculdades e qualquer pessoa que tenha interesse nos assuntos.
Eduardo Chagas é formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva, com residência em Mastologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, especialização pelo Instituto Europeu de Oncologia, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e é docente do curso de Medicina da Unifipa.
Marina de Brot é patologista titular do Departamento de Anatomia Patológica e coordenadora do Biobanco do A. C. Camargo Câncer Center; professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente; secretária geral da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Officer at Large da International Society of Breast Pathology.
Ela é graduada em Medicina, mestre e doutora em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com residência em Patologia no Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); fez o Clinical Fellowship em Patologia Mamária pela Universidade de Toronto no Canadá; Postdoctoral Research Fellowship no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque nos Estados Unidos e Fellowship em Patologia Molecular no Institut Curie em Paris, França.
Autor