Aliada no tratamento de cicatrização de feridas e na diminuição de inflamações, a terapia por irradiação de laser, conhecida como laserterapia é oferecida pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto desde o mês de agosto de 2024, para tratamento de bebês e mães de pacientes SUS e convênio.
A laserterapia é realizada com laser de baixa potência que emite comprimento de onda vermelho e/ou infravermelho, atuando em nível celular. A luz emitida é absorvida no tecido e transformada em energia, promovendo a restauração da função celular e o reparo tecidual. É utilizada para diminuir processo inflamatório, auxiliar nos processos de cicatrização de feridas, redução de risco de deiscência de sutura após cirurgias, tratamento de dor aguda e crônica.
“É uma alta tecnologia que proporciona inúmeros benefícios para o paciente, incluindo bem estar, a partir da redução de dor, edema e processos inflamatórios. Além disso, nos casos de tratamento de feridas e lesões mamilares, a laserterapia acelera a cicatrização e pode reduzir o tempo de internação do paciente”, cita a gerente assistencial do HCM, Juliana Dane.
A laserterapia é considerada uma técnica específica que age local ou sistemicamente por meio de sessões rápidas e pode ser associada a outras ferramentas clínicas eficazes para intensificar o efeito terapêutico. Nesse primeiro mês de aplicação da técnica, já foram realizados 50 pareceres para o time de pele e mais de 100 aplicações realizadas, por laserterapeutas habilitados, em bebes, crianças e mães. No HCM o tratamento é indicado para todas as idades, disponível para SUS e convênio.
“O tratamento é indicado a partir de uma avaliação realizada pelo Time de Pele do HCM, de acordo com cada caso ao tipo e tempo de uso. Alguns casos mais comuns de aplicabilidade dessa terapia são mastite, fissuras de mama, assaduras, incisões cirúrgicas e queimaduras. Os resultados da laserterapia costumam ser percebidos nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento”, explica a especialista.
Autor