
O município de Itajobi completa 106 anos de emancipação nesta sexta-feira, dia 4 de abril. A história da cidade teve início em 1884, quando Inácio Nantes da Costa e sua mulher oficializaram a doação de um pedaço de terra a Nossa Senhora Aparecida na fazenda Campo Alegre, tendo como objetivo formar um patrimônio em seu louvor.
Junto com outras famílias como a Ferreira de Toledo, Costa Ribeiro, Cardoso de Matos, Machado de Oliveira, Ribeiro Ferraz, Machado Magalhães, Tripeno e Sene, foi possível construir uma capela dedicada à Santa Padroeira.
Mais tarde, em 1904, novos moradores foram chegando ao local, dentre eles italianos, alemães e sírios, responsáveis por impulsionar a agricultura e o comércio.
Em agosto de 1906, o Distrito de Paz foi criado, mudando o nome de Campo Alegre das Pedras para “Itajubi”, que segundo relatos vem do tupi "itá-jubi", que significa "pedra preciosa".
Já a elevação a município aconteceu em outubro de 1918, abrangendo naquela época também os territórios que hoje são de Urupês, Vila Roberto e Marapoama. A grafia do somente foi alterada para Itajobi por meio do decreto-lei estadual nº 9.073, de 31 de março de 1938.
CELEBRAÇÃO
O Itajobi Rodeio Show será realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril e quem abre a porteira para as comemorações, nesta quinta, é a dupla Felipe & Rodrigo; na sexta, a noite será especial de aniversário com Ícaro & Gilmar; e no sábado, Fiduma & Jeca encerram as festividades.
A arena será tomada pela adrenalina das competições da Ekip Rozeta, trazendo duas grandes disputas: a Copa Rozeta Cutiano e o Campeonato Nacional de Montarias em Touro.
Com entrada gratuita, o evento também tem caráter solidário: os visitantes são convidados a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Itajobi.
Autor
