O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus de Catanduva, está com inscrições abertas até esta quarta-feira, dia 6, para o curso de extensão “Aprimoramento em Teoria e Prática Musical”. A oportunidade é gratuita e as inscrições serão realizadas, exclusivamente, mediante o preenchimento de formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/.
O curso existe desde 2019 e mesmo durante a pandemia não teve as suas atividades interrompidas. O objetivo principal foi incentivar o ensino e a prática instrumental, sendo um importante equipamento de difusão cultural e de inclusão social, dado sua abrangência e sobretudo a gratuidade das atividades oferecidas.
O público-alvo são pessoas de ambos os sexos a partir dos oito anos de idade que queiram aprender a tocar um instrumento e participar de uma orquestra. Não há limite máximo de idade e podem se inscrever pessoas de toda a cidade e também da região.
Neste ano são ofertados 11 cursos diferentes para os seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, violão e bateria. As aulas são coletivas, onde os alunos aprendem em turmas divididas entre níveis Iniciante, Intermediário e Avançado. Os participantes aprenderão técnica instrumental, de acordo com seu nível, teoria musical e também prática orquestral.
O IFSP Catanduva, inclusive, é o único a ter orquestra própria, a Orquestra Sinfônica Comunitária do Instituto Federal (Oscif). O maestro e também coordenador do curso de extensão “Aprimoramento em Teoria e Prática Musical” é Carlos Roberto Lopes Junior, destaca que o aluno não precisa ter o instrumento para aprender (exceto para o curso de violão), uma vez que o IFSP fornece o instrumento para as aulas.
“Além disso, os participantes podem utilizar nossa sala de música para estudos extra classe. Aprender gera inúmeros benefícios, dentre eles podemos citar a melhora da memória, da coordenação motora, ampliação do raciocínio lógico. A música trabalha nas crianças o controle da ansiedade e a disciplina e além de ensinar a persistência. No nosso caso, pelo fato de ser um projeto de ensino coletivo temos os ganhos sociais, oriundos da mistura de diferentes pessoas no mesmo ambiente, aprendendo a conviver e compartilhar”, diz o coordenador e maestro, que ainda destaca o fato de todos os professores serem voluntários e que o curso garante certificado de conclusão.
Autor