Indicadores da saúde caem e Catanduva fica fora do ranking do Previne Brasil
Cenário é referente ao segundo quadrimestre deste ano e resultado impacta diretamente no incentivo financeiro que a cidade recebe
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Estudo leva em conta atendimentos de pré-natal, saúde bucal para gestantes, diabetes, vacinação, entre outros
Por Guilherme Gandini | 19 de outubro, 2022

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal do programa Previne Brasil. No resultado do segundo quadrimestre de 2022, Catanduva alcançou pontuação 7,71 e ficou de fora dos 100 melhores classificados em São Paulo. Ao todo, 39 cidades conquistaram a nota máxima.

Os dados compõem o Indicador Sintético Final (ISF), que toma como base sete indicadores. Catanduva conseguiu nota 10 em dois deles: “Pré-Natal (6 consultas)”, tendo atingido 115,56% da meta, e “Gestantes Saúde Bucal”, cumprindo 108,33% da meta inicial.

Os resultados seguintes são “Hipertensão (PA aferida), com nota 7,2, “Pré-Natal (Sífilis e HIV), com nota 7,17, “Diabetes (Hemoglobina Glicada), com nota 7,0, “Proporção de Crianças com menos de 1 ano vacinadas”, com nota 6,63, e, por fim, “Cobertura Citopatológico”, com 5,25.

A avaliação do desempenho das equipes Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP) no conjunto dos indicadores é consolidada e determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município. Com a performance, Catanduva garantiu 77,08% do montante previsto ao longo dos quatro meses subsequentes à data do levantamento.

Conforme o histórico, o resultado do segundo quadrimestre representa queda no comparativo com os quatro meses anteriores, quando o município alcançou indicador 8,18. Apesar disso, os números ainda estão acima dos alcançados ao longo do ano passado, quando Catanduva mostrou evolução a cada avaliação: 3,6, no primeiro quadrimestre, 5,75 (Q2) e 7,32 (Q3).

REGIÃO

O melhor desempenho na região de Catanduva foi registrado pelo município de Urupês, que ficou na 8ª colocação no Estado de São Paulo, no segundo quadrimestre deste ano, com ISF 9,81. Depois aparecem Marapoama (39º lugar e ISF 9,18), Santa Adélia (54º lugar e ISF 8,97), Fernando Prestes (55º lugar e ISF 8,94), Ibirá (68º lugar e ISF 8,77) e Itajobi (79º lugar e ISF 8,7).

ENTENDA

O programa Previne Brasil foi instituído em 2019 e alterou formas de transferências financeiras para os municípios, que passaram a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, incentivo para ações estratégicas, incentivo financeiro com base em critério populacional e pagamento por desempenho. Este último, no caso, se refere ao Previne Brasil.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Fisioterapeutas aprimoram conhecimentos em ventilação mecânica