Independência marca ruptura com Portugal em movimento elitista
Professor Thiago Baccanelli explica a importância e desdobramentos do 7 de Setembro na história do país
Foto: Andréia Britta/Canção Nova - Brasileiros comemoram data em que Dom Pedro proclamou a independência do país
Por Da Reportagem Local | 07 de setembro, 2023

A celebração da Independência do Brasil advém da data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Popularmente conhecido como “7 de Setembro”, é um feriado nacional também chamado de Dia da Pátria.

Os brasileiros comemoram a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil gritando "independência ou morte", ato que ficou conhecido como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, porque foi dado às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

“A importância dessa data reside no fato do desligamento político do Brasil em relação à Portugal, pelo menos no campo legal. O que não podemos considerar é uma visão romântica da independência, como se ela fosse um processo maravilhoso, de transformação social, o que fato não aconteceu”, pondera o professor e historiador Thiago Baccanelli.

O educador relembra os fatos ocorridos em 7 de setembro de 1822: “Durante uma viagem à província de São Paulo, o príncipe recebeu uma mensagem de seu conselho de ministros, onde Lisboa ordenava seu retorno imediato a Portugal. Segundo vários relatos, os ministros também o aconselhavam a proclamar a independência, fato que foi consumado por Dom Pedro.”

E prossegue, pontuando causas e consequências do episódio: “Foi uma história elitista, sem a participação popular. A ruptura com Portugal não trouxe importantes transformações econômicas ou sociais para o Brasil. No âmbito externo, os ingleses aumentaram seus domínios sobre o novo país. Já no campo interno, a escravidão permaneceu e a maioria da população não aderiu a direitos de participação política nem a melhores condições sociais.”

Além disso, garante Baccanelli, outras motivações colaboraram para o desfecho. “Na verdade, dentro do contexto da época, já circulavam ideias de separação em todo o continente americano, influenciadas, principalmente, pelo Iluminismo. No caso específico do Brasil, a independência vem ao encontro de uma percepção da elite, onde os portugueses queriam restabelecer laços coloniais com o Brasil. E quando essa relação foi ganhando espaço e ficou insustentável, a separação surgiu como opção política. O príncipe regente se convenceu disso também, influenciado por um grupo ao seu redor, e declarou a independência.”

NOMES EM CATANDUVA

Além da rua 7 de Setembro, uma das principais artérias viárias da cidade, Catanduva teve em sua história o Clube 7 de Setembro, outra homenagem à data histórica. “Na verdade, muitas datas históricas acompanham prédios, ruas e praças, em vários lugares do mundo. No que diz respeito ao Clube Sete de Setembro, acredito que a nomenclatura seja mais ligada à importância do fato, do que a sua criação, em 1917”, aponta Baccanelli.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região