A criatividade dos idosos assistidos pelo Recanto Monsenhor Albino floresce por meio do projeto "Expressões em Cores". Através de pinturas e desenhos, eles têm a oportunidade de explorar suas habilidades artísticas, potencializando áreas cognitivas e conseguindo benefícios para seu bem-estar.
Com o objetivo de estimular a expressão artística e promover maior interação social entre os idosos, o "Expressões em Cores" tem se mostrado uma atividade enriquecedora e cativante para os residentes da instituição.
Sob a orientação do psicólogo Edson Mancini Júnior, os idosos têm a oportunidade de experimentar diferentes técnicas de pintura e desenho, explorando a diversidade de cores e formas. Inicialmente criado com intuito recreativo, o projeto agora foi remodelado para trabalhar outros componentes. “O tipo de pintura se modificou; estamos trabalhando com figuras de mandalas, que exigem coordenação motora e mais artística na escolha das cores”.
O psicólogo aponta que uma das principais vantagens do projeto é o estímulo às áreas cognitivas dos idosos e que a prática artística requer concentração, atenção aos detalhes e coordenação motora.
“O exercício das habilidades, da memória, da capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade mental contribuem para a maior agilidade cognitiva. Vários têm demonstrado grande avanço, como a idosa C.A.B, que vem pintado as mandalas em escala ampliada”, diz o profissional, que tem apoio da educadora física Suzana Lopes na execução das atividades.
Nas formas em branco, os idosos encontram um mundo de possibilidades, onde suas histórias, experiências e emoções ganham vida por meio de cores. “O projeto "Expressões em Cores" é a oportunidade para que esses indivíduos valorosos mostrem ao mundo que a criatividade não tem idade e que a arte pode ser fonte de renovação e inspiração em todas as fases da vida”, frisa.
Autor