
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE reuniu chefes e líderes da região de São José do Rio Preto e Catanduva, na quarta-feira, 11, no Centro de Convenções. O encontro foi o segundo realizado com os coordenadores regionais e respectivas agências para tratar do fluxo de trabalho do instituto, tendo como foco o Censo Agropecuário, previsto para janeiro de 2026.
Quem liderou a atividade foi o superintendente estadual do IBGE, Francisco Garrido Barcia, que orientou como será o fluxo da coleta de dados. “O Censo Agropecuário visitará mais de 200 mil estabelecimentos agropecuários no estado de São Paulo, investigando a agropecuária, a força do agronegócio, a empregabilidade, e além disso, será florestal e aquícola”, disse.
Garrido ressaltou que o levantamento de informações é importante para os 645 municípios paulistas. “principalmente se a gente avaliar a composição do PIB do estado de São Paulo”.
Participaram da capacitação dois coordenadores regionais e representantes de 14 agências que respondem por grande número de municípios da região.
“Escolhemos Catanduva por ser um município importante e para fazer um alinhamento da comunicação que faremos em janeiro de 2025 com os prefeitos eleitos e, posteriormente, com os presidentes das câmaras, noticiando os trabalhos que o IBGE realizará a partir de 2025 e também dando uma dinâmica à questão do censo agropecuário e à participação das prefeituras e das câmaras municipais, principalmente na composição das reuniões de acompanhamento dessa campanha censitária”, completou o superintendente.
Autor
