HPA obtém reconhecimento por cuidado com pacientes críticos
Equipe da UTI trabalhou de forma intensiva em um plano de ação para prevenção de infecções potencialmente evitáveis
Foto: Divulgação/FPA - Hospital Padre Albino participou de projeto internacional de melhoria contínua
Por Da Reportagem Local | 18 de julho, 2025

O Hospital Padre Albino (HPA), por meio de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, recebeu reconhecimento por sua participação no projeto internacional de melhoria contínua em pacientes críticos, promovido pela Fonds de Dotation 101 (One 0 One) da França, em parceria com a Epimed Solutions. 

O projeto, que teve duração de 12 meses, teve a participação de hospitais convidados de diferentes regiões e promoveu encontros on-line periódicos com o objetivo de compartilhar experiências, analisar criticamente indicadores clínicos e implementar estratégias de cuidado mais eficazes e seguros.

Representaram o hospital a coordenadora de enfermagem da UTI Adulta, Marcela Salvador Rigoldi Kauffumann, e o coordenador médico da UTI, professor doutor Jorge Luís Valiatti.

Durante o programa, a equipe da UTI trabalhou de forma intensiva em um plano de ação focado na prevenção de infecções potencialmente evitáveis — uma das metas prioritárias para elevar a segurança e qualidade do atendimento.

“O projeto contribuiu imensamente para a busca por melhorias contínuas. As ações foram desenvolvidas em conjunto com a equipe multidisciplinar e refletiram diretamente no fortalecimento da cultura de segurança e no compromisso com a excelência da assistência na UTI do Hospital Padre Albino”, afirmou a enfermeira Marcela.

A Fonds de Dotation 101 (também chamada apenas de One 0 One) é instituição internacional sem fins lucrativos voltada à melhoria do cuidado em saúde em unidades críticas. Seu objetivo principal é fomentar a excelência clínica por meio do compartilhamento de boas práticas, dados e experiências entre equipes de UTI ao redor do mundo.

O projeto em parceria com a Epimed Solutions busca integrar análises avançadas de indicadores clínicos com a implementação de estratégias colaborativas, sempre visando a segurança do paciente, a redução de riscos assistenciais e o desenvolvimento contínuo das equipes de saúde.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga