Hospital São Domingos inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva
Mantido pela Unimed Catanduva, unidade hospitalar é referência em Catanduva e região
Fotos: O REGIONAL - Nova UTI foi inaugurada com a presença do Corpo Diretivo da Unimed Catanduva, cooperados e autoridades
Por Da Reportagem Local | 30 de setembro, 2022
 
 

Com foco na excelência no atendimento, a diretoria da Unimed Catanduva, mantenedora do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), inaugurou nesta quinta-feira, 29, três grandes empreendimentos: a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto), Hospital Dia e a ampliação do Centro Cirúrgico.  

A cerimônia foi realizada às 9 horas, na presença do Corpo Diretivo da Unimed Catanduva, imprensa local e autoridades. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa realizou a benção da inauguração, contando também com a participação do pastor Benones dos Santos.   

O descerramento da placa foi realizado pelo presidente da Unimed Catanduva e do HUSD, José Renato Pizarro, e pelo diretor de Recursos Próprios, o pneumologista Fábio Macchione dos Santos.   

Pizarro destacou o investimento como o melhor para todos os pacientes e cooperados. “Esta é mais uma obra entregue por esta diretoria. Com um trabalho de gestão séria. Nossa estrutura é de alta tecnologia e conta com profissionais de ponta. Não fica devendo em nenhum lugar do Brasil.  

Ele ainda ressaltou o trabalho da Unimed durante a pandemia de covid-19, que não só conseguiu cuidar dos pacientes da cidade e região, como também recebeu pessoas de outros lugares do Brasil. “Realmente a Unimed foi muito bem no tratamento da pandemia, nós tivemos um dos mais baixos índices de mortalidade do Brasil. Nunca faltou medicamento aqui nem equipamento. Nesse quesito a Unimed foi nota mil e tivemos um êxito muito grande no tratamento”, disse.  

O infectologista e cooperado da Unimed Catanduva, Arlindo Schiesari Júnior, reafirmou o papel empenhado pela cooperativa durante esse período de adversidade e garantiu que, caso necessário, a equipe do local está mais preparada do que nunca.   

“Existia um sonho antigo de reestruturar a unidade, porque sempre [buscamos] modernizar o hospital. E a pandemia deixou isso mais evidente no sentido de que precisamos estar preparados. A Unimed Catanduva foi uma das únicas que não precisou pedir leito emprestado para nenhum outro hospital. Agora, com essa nova unidade, nós também abrimos uma oportunidade moderna e atualizada de poder servir nossos pacientes com alta tecnologia e com uma estrutura física totalmente conforme a legislação vigente”, ressaltou o médico.  

O coordenador da UTI Adulto, o intensivista José Braz Cotrim, agradeceu o apoio recebido pela diretoria em abraçar um projeto que há tempo idealizava. “Agradeço esta diretoria que levou a este projeto antigo à frente, que era necessário para nós. Também estendo meu agradecimento à toda equipe médica, Enfermagem, Fisioterapia, que mantém a UTI funcionando.”  

O médico ainda comentou sobre um dos equipamentos que fazem parte da nova UTI, a chamada estativa móvel, que busca proporcionar mais conforto aos pacientes, já que possibilita que o leito e poltrona de acompanhante se movimentem. "Isso para nós cria uma facilidade de poder proporcionar uma humanização maior, além de concentrar todos os equipamentos numa coluna só", explicou.  

ESTRUTURA TRIPLICOU  

Na nova UTI adulto, o ambiente apresenta estrutura mais adequada dos leitos, com 3,6 metros de largura cada, gerando mais conforto aos visitantes e pacientes. Em alguns casos específicos, há possibilidade de estender o período de duração da visita por até dez horas.  

De acordo com o encarregado de Manutenção Antônio Orlando Oliveira, a UTI que era de 163 metros quadrados praticamente quase triplicou o seu espaço, passando a contar com 428 metros quadrados para o atendimento aos dez leitos existentes. A ala também dispõe de isolamento viral e todos os leitos são monitorados 24 horas, acompanhados por monitores em pontos estratégicos da unidade, inclusive no Conforto Médico.  

Os leitos de isolamento viral contam com sistema de ar condicionado especial, com pressão negativa (específica para pacientes com problemas respiratórios). Outra novidade é a instalação de pontos na beira dos leitos para o tratamento de hemodiálise.  

Ainda no novo ambiente, foi instalado ar condicionado central, com dispositivo elétrico supervisor de isolamento IT médico – sistema que supervisiona problemas de curto-circuito e garante a proteção do paciente, evitando, assim, possível acidente com corrente elétrica.   

HOSPITAL DIA  

De forma simultânea, o HUSD investiu na construção de quatro leitos no Hospital Dia e dois pré-anestésicos. No Hospital Dia são recepcionados pacientes de curto período de internação, como em casos de recuperação de cirurgias mais simples, por exemplo.   

O ambiente tem ligação direta ao Centro Cirúrgico, que também foi ampliado, contando agora com seis salas de cirurgia, oferecendo melhor estrutura aos pacientes, conforme pontuou o anestesiologista e coordenador da unidade, José Joaquim Ribeiro de Souza.   

“Contamos com mais uma sala de cirurgia e o Hospital Dia anexado ao Centro Cirúrgico, sendo fundamental para o atendimento dos nossos pacientes. Conquistamos juntos um avanço na qualidade de atendimento, e também segurança aos colaboradores e usuários”, finalizou. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Estudantes de Biomedicina promovem ação de saúde na Apae
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA