Hospital Padre Albino registra 6ª captação de múltiplos órgãos
Ato solidário da família de um rapaz de 30 anos resultou na captação do fígado, rins e córneas que poderá ajudar ao menos 5 pessoas
Foto: Divulgação/FPA - Captação de órgãos envolveu médicos do Hospital Padre Albino e de São José do Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 29 de dezembro, 2023

O Hospital Padre Albino registrou mais uma captação de múltiplos órgãos, na quarta-feira, 27, com atuação de médicos da unidade e também de São José do Rio Preto. O doador foi um rapaz de 30 anos, vítima de acidente automobilístico, que teve traumatismo crânio encefálico grave. No dia 26, um dia depois do Natal, após a constatação da morte encefálica através do protocolo médico, os familiares tomaram a decisão de permitir a doação dos órgãos.

O ato solidário resultou na captação do fígado, rins e córneas. “Órgãos essenciais que beneficiarão pelo menos cinco pessoas, proporcionando-lhes a oportunidade de retomar suas atividades rotineiras e, mais importante ainda, oferecendo uma chance de uma vida com melhor qualidade”, ressalta o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/CIHDOTT da Fundação Padre Albino.

Atualmente, além da decisão do próprio doador em vida, quem autoriza são os familiares com grau de parentesco até o 2º grau, sendo pais, filhos, irmãos, avós, netos ou cônjuges. O CIHDOTT faz constante campanha para que a opção pela doação seja aceita.

“A atitude é exemplo que inspira a comunidade, mostrando que, mesmo em meio à dor, é possível fazer a diferença na vida de outros”, reforça Gomes. “Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do jovem doador. Suas ações generosas têm um impacto que vai além do compreensível, oferecendo esperança e uma nova chance a quem aguarda ansiosamente por um órgão na lista de transplantes”, completa o enfermeiro.

Em 2023, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos somam sete captações bem-sucedidas. Em setembro do ano passado, o HPA recebeu placa de honra pelo melhor desempenho nesse quesito durante o Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos do Estado de São Paulo. Isso coloca Catanduva entre as três cidades do Noroeste Paulista com maior destaque nessa importante iniciativa.

“Reforçamos o apelo para que todos reflitam sobre a importância da doação de órgãos e comuniquem seu desejo em vida aos familiares. Cada ato de generosidade pode ser a chave que salva vidas e transforma o luto em esperança. Juntos, podemos fazer a diferença. Seja um doador e contribua para que mais histórias de solidariedade como essa se tornem possíveis.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade