O Hospital Padre Albino participou na sexta-feira, 15, do Fórum de Encerramento do Projeto Transformação Lean nos Hospitais, iniciativa realizada pelo Hospital Sírio Libanês.
O projeto, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), compõe parceria entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. A fase II do projeto, gerenciada integralmente pelo Hospital Sírio Libanês, teve como objetivo otimizar os processos e eliminar desperdícios em unidades hospitalares do país.
Durante o fórum, Jean Chini, especialista de processos do Hospital Sírio Libanês e um dos responsáveis pelo projeto, apresentou os principais resultados alcançados pelos hospitais participantes, enfatizando a importância da sustentabilidade das ações desenvolvidas.
Com desafios voltados para a manutenção e aprimoramento dos processos implementados, os consultores do projeto permanecerão ativos por mais seis meses, oferecendo suporte por meio de visitas mensais e acompanhamento remoto.
Um dos focos principais do projeto foi a busca pela eficiência operacional, visando otimizar os recursos existentes, reduzir desperdícios e agregar valor à experiência do paciente. A finalidade é garantir assistência segura e de qualidade em todos os hospitais envolvidos.
Karen Nogueira Batista, analista de processos da Qualidade do Hospital Padre Albino, reitera que “é muito importante destacar que a participação do hospital nesse projeto demonstra o compromisso, tanto da equipe quanto da instituição, na prestação de serviços de saúde. Além disso, a ação faz parte de estratégia nacional de aprimoramento, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficaz e centrado no paciente”.
Autor