O Hospital Padre Albino realizou mais uma captação de órgãos na quarta-feira, 21 de agosto, com a participação de equipe médica do Hospital de Base (HB) de Rio Preto. O doador, homem de 61 anos com quadro de aneurisma cerebral roto, teve morte cerebral confirmada e a família consentiu para que fossem doados os rins.
A decisão familiar beneficiará pelo menos duas pessoas que dependem de terapia renal, permitindo que retomem suas atividades cotidianas.
Carlos Mancini Gomes, enfermeiro coordenador da CIHDOTT – Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante dos hospitais da Fundação Padre Albino, destaca a importância da conscientização das famílias para que a doação se concretize. “Sem doação, não existe transplante; é uma cadeia que precisa funcionar de forma positiva para desfecho satisfatório”, afirma.
Em setembro, a campanha Setembro Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, promovendo a discussão e incentivando mais pessoas a se tornarem doadores, salvando vidas.
Autor