
O Hospital Padre Albino (HPA) registrou na terça-feira, 18, mais uma captação de múltiplos órgãos, a segunda deste ano na unidade. A doadora foi uma mulher de 65 anos, vítima de aneurisma cerebral roto um dia antes. Após autorização dos familiares, foram captados o fígado, rins e córneas, que podem beneficiar até cinco pessoas que aguardam na fila do transplante.
Acompanhado pela Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a captação envolveu as equipes médicas do HPA, do Hospital de Base de Rio Preto e da Santa Casa de São José dos Campos, esta com colaboração do Projeto TransplantAR.
“Apesar de ser momento doloroso para familiares e amigos do doador, a captação múltipla de órgãos é oportunidade de salvar vidas. Nos solidarizamos aos familiares pela perda de seu ente querido, mas agradecemos pela generosidade em ajudar o próximo”, disse Carlos Mancini Gomes, enfermeiro da CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino.
Ele também destacou o avanço da conscientização sobre a doação de órgãos. “Acredito que a população já está mais conscientizada sobre esse assunto, já dialoga melhor com seus familiares. Então, isso possibilita um desfecho mais favorável. E estamos aqui para agradecer à família que carinhosamente abraçou essa causa e nos ajudou a concretizar mais uma captação.”
Autor
