Hospital Padre Albino concretiza terceira captação de órgãos deste ano
Doação dos rins podem tirar duas pessoas da rotina dialítica; na mesma data, HB de Rio Preto fez captação múltipla
Foto: Divulgação/FPA - Equipes médicas do HPA e HB realizaram testes de compatibilidade e provas clínicas
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto, 2023

O Hospital Padre Albino realizou sua terceira captação de órgãos na última quinta-feira, 10 de agosto. Os rins foram doados por paciente de 60 anos acometida por aneurisma cerebral, tendo sua morte constatada um dia antes.

“Após exames clínicos e diagnósticos para o caso, os familiares foram então informados sobre a possibilidade da doação, sendo totalmente favoráveis a esse gesto tão importante”, conta o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/CIHDOTT da Fundação Padre Albino.

Equipes médicas do HPA e Hospital de Base de Rio Preto realizaram todos os testes de compatibilidade e provas clínicas, sendo priorizada a captação dos rins. “A cirurgia vai poder contemplar até duas pessoas que poderão sair da rotina dialítica e voltarem a realizar seus afazeres rotineiros junto de seus familiares”, frisou Carlos Gomes.

O coordenador reforça a importância das equipes responsáveis em atender os familiares estarem envolvidas e preparadas para esse processo. “Essa doação garante que pessoas na fila de espera possam ser atendidas com o transplante. Estamos em constante capacitação para que estejam aptos na abordagem nestes momentos”, garante.

Desde o início do ano foram quatro captações concretizadas nos hospitais da Fundação Padre Albino. Três captações de órgãos realizadas pela equipe do HPA e uma no Emílio Carlos.

CAPTAÇÃO NO HB

O Hospital de Base (HB), de Rio Preto, realizou captação múltipla de órgãos, também na quinta-feira, 10. O doador, um jovem de 24 anos, foi internado em estado grave na UTI do HB após ser atropelado por um carro. A cirurgia para retirada dos órgãos levou cerca de 5 horas.

Os órgãos captados foram: coração, que foi encaminhado para São Paulo, fígado, levado para Sorocaba, além de rins e córneas que aguardam compatibilidade de receptores. A localização e encaminhamento dos órgãos é realizada pela Central Nacional de Transplantes.

INDICADORES

A atuação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HB na capacitação dos profissionais de saúde de Rio Preto e região, já que o órgão também engloba os hospitais da FPA, refletem os bons índices na aceitação das famílias nas doações de órgãos. Em Rio Preto, esse número é de 31 doadores por milhão. No estado de São Paulo, o índice está em 22. Atualmente no Brasil a taxa de autorização das famílias é 55% e na região de Rio Preto esse número é de 75%.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade