As equipes de enfermagem e atendimento do Hospital Padre Albino passaram por treinamento sobre a atualização dos projetos de transformação Lean nos Hospitais e Lean nas Emergências, programas de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde/Proadi-SUS, por meio do Ministério da Saúde.
As atividades foram realizadas entre os dias 23 e 24 de julho e coordenadas pelo Escritório de Melhoria de Processos e Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino.
O HPA foi integrado ao Projeto Lean nas Emergências em 2019, beneficiando, através disso, o tempo de atendimento e reduzindo a superlotação na Unidade de Urgência e Emergência. Com os requisitos do projeto alcançados, em 2023 também foi iniciado o Projeto Transformação Lean nos Hospitais. Ambos foram orientados e acompanhados com visitas periódicas de auditores do Hospital Sírio-Libanês.
Luís Otavio Ocamoto, coordenador do Escritório, diz que o objetivo foi informar a todos os colaboradores o impacto que os projetos tiveram quando foram implementados “e a importância de manter e aprimorar as ações realizadas, pois, dessa forma, não apenas reforça o atendimento de qualidade aos pacientes, mas também proporciona ambiente mais agradável aos próprios colaboradores”.
Sendo o único hospital do Estado de São Paulo apto a participar do projeto “Transformação Lean nos Hospitais”, o Hospital Padre Albino adotou as mesmas ferramentas de gestão de tempo e otimização de processos utilizadas pelos melhores hospitais de referência.
“Essas ferramentas são reconhecidas por sua eficácia na otimização dos processos e gestão de recursos. Em especial foi dada ênfase aos processos relacionados à enfermaria e ao centro cirúrgico, áreas cruciais para a operação hospitalar”, enfatizou Ocamoto durante o treinamento, que também foi orientado pelos analistas de Processos Marcos Alves de Melo e Cleber Massoneto e por Ana Lúcia dos Santos, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente.
Autor