Mais uma família autorizou a doação de órgãos, resultando na quarta captação de múltiplos órgãos para transplantes do HEC em 2024. O procedimento foi realizado no sábado, 9 de novembro, por equipes médicas do Emílio Carlos e Hospital de Base de Rio Preto.
O doador de 51 anos, vítima de AVC Isquêmico, após comprovação de morte encefálica, foi avaliado como compatível para aproveitamento dos órgãos. A equipe de assistência da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante abordou a família e teve o aceite para a doação.
No total foram captados quatro órgãos: coração-valvas cardíacas, fígado, rins e córneas, podendo beneficiar até sete pessoas que aguardam na lista de transplantes.
Apesar da difícil decisão e da dor da perda, somente os familiares podem optar pelo ‘sim’ da doação. Eles são abordados e amparados pela equipe multidisciplinar da Comissão.
“Após o trabalho da equipe e apoio da OPO - Organização de Procura de Órgãos, os familiares tiveram esse ato de generosidade e amor ao próximo, mesmo neste momento tão doloroso de perda. A morte é difícil para todos, mas também pode ser a chance de nova vida para as pessoas que estão aguardando por um órgão para continuarem a viver”, destacou o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, da CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino.
Agora sobe para 11 o número de captações efetivadas este ano nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação Padre Albino, ultrapassando o número de todo o ano de 2023, que foi de sete captações.
Autor