Hospital Emílio Carlos faz abordagem contra a violência ao idoso  
Palestra abordou formas de denúncia anônima e o idadismo, que é o preconceito relacionado à idade
Foto: Comunicação/FPA - Mural no HEC mostra os tipos mais comuns de violência sofrida pela pessoa idosa
Por Da Reportagem Local | 24 de junho, 2022
O Hospital Emílio Carlos - HEC promoveu exposição no saguão principal dos ambulatórios, entre os dias 13 e 17 de junho, sobre o Junho Violeta, direcionado à conscientização contra a violência ao idoso. Em mural foram expostos os tipos mais comuns de violência sofrida pela pessoa idosa e promovida palestra, no dia 15, sobre formas de denúncia anônima e abordagem sobre o idadismo, que é o preconceito relacionado à idade.
 
A ação contempla uma das ações do Comitê Hospital Amigo do Idoso do HEC, que visa disseminar o entendimento da violência como violação aos direitos humanos.   
 
A área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa em Situação de Violência instituiu em 2015 a linha de cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência estabelecendo diretrizes e fluxos para identificar a origem e a causa da violência contra essa população, além de orientar profissionais de saúde sobre a assistência a essa população.
 
O 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Rede Internacional de Prevenção de Abuso contra Idosos (INPEA). A violência é qualquer ato, único ou repetitivo, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade