Hospital Emílio Carlos conquista Selo Pleno de Hospital Amigo do Idoso
HEC torna-se o único na região com a certificação estadual por manter padrões de ações de assistência focadas na pessoa idosa
Fotos: Comunicação/FPA
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro, 2024

O Hospital Emílio Carlos de Catanduva recebeu a certificação do último nível do Selo Hospital Amigo do Idoso, o Selo Pleno, que faz parte dos projetos emblemáticos que compõem o programa governamental “São Paulo Amigo do Idoso” (Decreto 58047/2012). A confirmação aconteceu na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, após a visita da coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Cláudia Fló.

O Selo Hospital Amigo do Idoso é concedido a hospitais públicos, privados, filantrópicos ou fundacionais que se qualificam após auditoria, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. O HEC já havia conquistado os Selos de Adesão, em 2017, Inicial e Intermediário em 2019 e, em 2021, iniciou a busca pelo reconhecimento Pleno.

“Desde então temos desenvolvido ações específicas para obtenção da certificação através do Comitê Gestor Amigo da Pessoa Idosa, criando no ‘Emílio Carlos’ projetos estratégicos e atividades que coloquem a pessoa idosa como personagem principal da atenção à saúde e assistência hospitalar de qualidade”, explicou Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação dos hospitais da Fundação Padre Albino. Também participou do processo de obtenção da certificação a coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HEC, Bruna Gabriela de Oliveira. Ambas fazem parte do Comitê.

Dentre as ações para adesão as coordenadoras destacam com maior impacto: assegurar ao paciente idoso o direito ao atendimento prioritário; criação da Idosoteca; instituição do protocolo multiprofissional de prevenção de queda e lesão por pressão em todos os ambientes assistenciais, adequando campainhas, iluminação, corrimões e banheiros; melhoria nas acomodações e alimentação servidas aos acompanhantes, que em sua maioria também são pessoas idosas, entre outras. Nos projetos, o comitê desenvolveu o “Amor em Forma de Movimento”, em que os pacientes idosos com internação prolongada são levados à área hospitalar externa para integração familiar, amigos e animais de estimação; reestruturação dos serviços que contemplam os cuidados no final da vida e participação e certificação de representantes da equipe multiprofissional no curso de Gerontologia, desenvolvido pelo Instituto Paulista de Geriatria José Hermínio de Moraes.

Em sua visita técnica, Cláudia Fló disse que a certificação com Selo Pleno para o Hospital Emílio Carlos é constatação do trabalho bem executado pelos profissionais. “Nós temos muito orgulho de ver que um hospital desse porte está preocupado em dar visibilidade à pessoa idosa e atender cada vez melhor essas pessoas. A principal conquista que o Selo traz é para os pacientes porque são melhor atendidos e mostra para outras instituições que é possível melhorar”, ressaltou a representante de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde.

Para a diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Bugatti, a certificação traz a qualificação da assistência. “Este Selo é um benefício para as nossas pessoas idosas, mas qualificamos, também, as famílias que cuidam deles e as pessoas que trabalham na instituição, trazendo melhor qualidade de vida, acessibilidade e velhice mais digna com todos os cuidados que todo ser humano merece”.

A certificação do Hospital Amigo do Idoso faz parte do planejamento institucional de humanização dos hospitais da FPA que agrega valor aos clientes, alinhado com os objetivos estratégicos corporativos, gerido pela gerência da Qualidade.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2024
Hospital Emílio Carlos conquista Selo Pleno de Hospital Amigo do Idoso
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2024
Dengue faz mais de 16,5 mil casos e 27 mortes na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2024
Semana contra a Raiva tem vacinação e pedágio educativo