Hospital de Base pede auxílio para aumentar cirurgias em crianças com escoliose
Contribuinte pode destinar parte do imposto de renda ; objetivo é realizar 50 operações
Foto: DIVULGAÇÃO - Pessoa física pode doar até 3% do imposto devido à Funfarme
Por Da Reportagem Local | 21 de março, 2022

O Hospital de Base de São José do Rio Preto, em parceria inédita com o Ministério Público (MP), lançou a Campanha de Destinação Solidária do Imposto de Renda 2022 através da qual os contribuintes poderão ajudar a instituição a aumentar o número de cirurgias de crianças que têm escoliose, doença em que a coluna vertebral sofre curvatura anormal para um dos lados do tronco.

A pessoa física pode doar até 3% do imposto devido para a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), que pretende realizar ao menos 50 cirurgias para reduzir a fila de espera.

“A espera deve ser reduzida ao máximo para estas crianças. À medida em que o tempo passa, o corpo deforma-se cada vez mais, o que pode gerar complicações respiratórias e até a morte. Existem estudos que comprovam ser o fator tempo determinante para o sucesso da cirurgia para a diminuição dos custos hospitalares”, afirma o neurocirurgião Fabiano Nogueira.

O objetivo do HB e do MP é beneficiar tanto pacientes em estágios avançados de escoliose devido ao tempo de espera quanto os em fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

A doença ocorre em 2% a 4% das crianças entre 10 e 16 anos de idade. Pode se manifestar já no nascimento e, em especial, durante o desenvolvimento do corpo durante a adolescência, pode piorar, afetando drasticamente a qualidade de vida e a saúde do doente. Nas meninas, a escoliose tem 10 vezes mais chances de progredir e exigir órteses ou cirurgias.

“As cirurgias são muito complexas, envolvendo muitos profissionais e precisamos realizá-las o quanto antes para beneficiar as crianças”, afirma Dra. Amália Tieco, diretora administrativa do Hospital de Base. “Por isso, esta campanha é tão importante”, conclui.

O Hospital de Base dispõe de equipe à disposição do contribuinte para esclarecer dúvida sobre como proceder para fazer a destinação do Imposto de Renda. O telefone é (17) 99745-7910.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes