Hospital de Base faz cirurgias robóticas em crianças via SUS
Serviço foi iniciado em dezembro de 2024 e já beneficiou 10 crianças e 40 adultos atendidos pelo Sistema Único de Saúde
Foto: Divulgação/HB - Robô-cirurgião do HB vai ajudar a salvar vida de crianças atendidas pelo SUS
Por Da Reportagem Local | 22 de janeiro, 2025

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) passou a utilizar a versão mais moderna do robô cirúrgico Da Vinci Xi para realizar cirurgias robóticas pediátricas. Com isso, o Hospital de Base (HB) tornou-se a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a contar com essa tecnologia de última geração em procedimentos cirúrgicos em crianças.  

Silvana Maria Paladino é avó da Mariane, de 11 anos, que descobriu no teste do pezinho uma anemia falciforme, o que lhe causava crises de dores. Desde então, ela é acompanhada no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), e passou pela cirurgia robótica para retirada do baço e vesícula como conta a avó.

“No início foi um choque para nós, mas graças a toda equipe médica fomos entendendo aos poucos sobre o quadro de saúde dela e ficando mais tranquilos. Sempre fomos muito bem atendidas por equipes atenciosas e sempre preocupados com todos os pacientes. Eles são anjos na nossa vida. A cirurgia foi um sucesso, ela está bem, se recuperando e só temos a agradecer aos profissionais destes hospitais”, agradeceu.

O serviço foi iniciado em dezembro de 2024 e já beneficiou 10 crianças e 40 adultos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias robóticas realizadas incluem procedimentos de abdome, geral e urológica, sempre dependendo da indicação médica. O novo sistema está disponível para pacientes do SUS, saúde suplementar e atendimento particular. 

Para o cirurgião pediátrico Alexandre Duarte, a tecnologia oferece avanços significativos. “Os procedimentos são minimamente invasivos, causando menos trauma ao paciente. Isso resulta em cirurgias mais precisas e seguras, com menor necessidade de hemocomponentes devido à redução do sangramento. Além disso, o pós-operatório é mais eficiente, com uma recuperação mais rápida”, destaca. 

A estrutura física e tecnológica foi ampliada para atender às demandas do serviço inovador, com a construção de área de 1.200 m² integrada ao centro cirúrgico. “A implantação do serviço de cirurgias robóticas pediátricas é um marco de qualidade para a nossa instituição. Essa tecnologia beneficia não apenas a saúde suplementar, mas também pacientes do SUS, reforçando nosso compromisso com a saúde pública”, afirma Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme. 

ROBÔ-CIRURGIÃO

Considerado a quarta e mais moderna geração do sistema robótico Da Vinci, o equipamento revolucionou as cirurgias minimamente invasivas ao proporcionar maior precisão e menos invasividade nos procedimentos. Suas principais características incluem tecnologia 3D HD ampliada, oferecendo imagens claras e detalhadas em três dimensões; sistema intuitivo que simula os movimentos do cirurgião com alta precisão; ampliação de imagens em até 15 vezes, garantindo mais detalhes durante as cirurgias; e estrutura ergonômica, que proporciona maior conforto ao cirurgião em procedimentos complexos e de longa duração.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP