Hospitais da FPA incorporam venoscópios na rotina assistencial
Equipamentos foram adquiridos com a ajuda de doações da sociedade privada a pedido da equipe multidisciplinar
Foto: Comunicação/FPA - Venoscópio funciona através da projeção de luzes sobre a pele para destacar as veias
Por Da Reportagem Local | 06 de janeiro, 2023

A Fundação Padre Albino adquiriu 10 aparelhos venoscópios, que localizam e destacam com precisão as veias dos pacientes, para serem utilizados em suas unidades hospitalares Padre Albino e Emílio Carlos.

A demanda foi solicitada pela equipe multidisciplinar e os equipamentos estão localizados na UTI Neo/Infantil, Cuidados Intermediários, Pediatria, Posto III, 4º andar, Pronto Socorro e Pronto Atendimento do Hospital Padre Albino. No Hospital Emílio Carlos, os serviços de Quimioterapia, Ala Verde e Ala Marrom (cuidados paliativos) também utilizam o equipamento.

Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, salienta a importância das aquisições. “Os venoscópios foram adquiridos com a ajuda de doações da sociedade privada e está facilitando muito o serviço de assistência da enfermagem e favoreceu a segurança do paciente”, disse.

O CEO da empresa detentora da marca Duan Technology on Health Care, médico pediatra Dr. José Humberto Moromizato, fez questão de estar presente nas unidades para oferecer a integração com as equipes. “O venoscópio (Transiluminador cutâneo) funciona através da projeção de luzes sobre a pele, destacando as veias em um tom azulado. Além de facilitar para os médicos e enfermagem, com a possibilidade de ajuste da luminosidade, do foco e da intensidade, conforme necessário para a localização das veias”, explicou o médico.

Para as responsáveis técnicas do serviço de enfermagem dos hospitais, Marina Durante e Regina Perpétua Pereira Pardim, os ganhos com a tecnologia são evidentes. “Ele tem ajudado consideravelmente. Em vários casos com crianças, recém nascidos e pacientes em quimioterapia, com difícil acesso venoso, o uso do venoscópio facilitou o procedimento. É um diferencial que veio para melhorar a segurança dos pacientes”, explicam as enfermeiras.

O aparelho é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Food and Drug Administration (FDA).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Estudantes de Biomedicina promovem ação de saúde na Apae
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA