O Hemonúcleo de Catanduva está com estoque baixo e pede ajuda da população. De acordo com a enfermeira Natália Colombo, para manter o estoque de sangue em nível satisfatório são necessários pelo menos 40 a 50 doadores por dia, porém, a média atual é de apenas 20.
“Está novamente caindo o número de doadores, ficando com uma média de 20 voluntários por dia, durante a semana”, conta a enfermeira.
Natália destaca que os tipos de sangue mais críticos são os negativos. “Com nosso estoque atualizado o que temos que está abaixo dos níveis esperados, são os tipos sanguíneos com fator Rh -, porém como eu disse, o que tenho visto é uma diminuição novamente no número de doadores voluntários.”
Ela pontua que a importância da constância nas doações. “A garantia de uma boa manutenção dos nossos estoques, seria uma constância de doadores, pois os produtos sanguíneos possuem validade sendo as hemácias de 35 a 42 dias e as plaquetas de apenas 5 dias.”
Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos. Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal.
O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação. É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial, como identidade, cartão de profissional liberal, carteira de trabalho e previdência social.
O Hemonúcleo fica localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O horário de funcionamento é das 7h às 13h, de quarta-feira a domingo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3522-7722.
MÁSCARA DE PROTEÇÃO
Por ser unidade de saúde, o Hemonúcleo tem a obrigatoriedade do uso de máscara mantida. “Quando vier doar, não esqueça sua máscara! O uso durante todo o processo de doação continua obrigatório”, divulgou o Hemonúcleo em nota.
Autor