
O número de doações no Hemocentro Rio Preto e Hemonúcleo Catanduva despencou nos últimos dias. Devido ao feriado prolongado de Páscoa e também às mudanças no clima, o movimento diminuiu cerca de 30%, reduzindo de 70 doadores para 50 doadores por dia. Essa queda tem interferido diretamente nas situações dos estoques de sangue, principalmente dos tipos O +, O- e A-.
Segundo Guilherme Vila Real, coordenador de captação de doadores do Hemocentro de Rio Preto, para atender a demanda da região o hemocentro precisa ter 377 bolsas de sangue O + em estoque, mas, no balanço desta segunda-feira, 28, a instituição conta com apenas 88. Já para o tipo O-, o estoque atual conta com 95, sendo que o ideal seriam 121 bolsas de sangue. E o tipo A-, conta com 32 bolsas, quando o ideal é 82.
A instituição alerta sobre a importância de a população continuar a fazer doações ao longo do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio.
“Nos preocupamos com uma possível redução nos próximos dias, devido a chegada de outro feriado prolongado e as instabilidades do clima, com previsões de chuvas e queda nas temperaturas, o que costuma reduzir a quantidade de doações, pois as pessoas deixam de vir até o Hemocentro”, cita o coordenador.
Para garantir o fornecimento de sangue às 40 instituições de saúde atendidas, o Hemocentro precisa da ajuda da população. Para facilitar o acesso dos voluntários, o Hemocentro Rio Preto e Hemonúcleo Catanduva funcionarão normalmente no feriado de quinta-feira, 1º de maio, e também de sexta a domingo, dias 2, 3 e 4, das 7h às 13h.
Autor
