A queda das temperaturas impactou de forma direta a frequência de doações no Hemonúcleo de Catanduva. No último final de semana, por exemplo, a pequena quantidade de voluntários que compareceram à unidade chamou a atenção dos profissionais de saúde. Como reflexo, os estoques de sangue tipo O- e A- estão em situação crítica.
“A gente pede doação de sangue o ano todo, mas a situação atual é muito crítica e se dá em função da temperatura. Desde a semana passada já começou a diminuir”, relata Natália Colombo, enfermeira responsável pela unidade.
Segundo ela, o número ideal é de 50 doadores por dia para manter os estoques em níveis adequados. Ao todo, o local tem capacidade de coletar de 800 a 1.000 bolsas de sangue por mês para abastecer 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que pesem mais de 50 quilos. O atendimento é feito de quarta a domingo, das 7 às 13 horas, inclusive no feriado desta quinta-feira, 8. O endereço é rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. Informações: 17 3522-7722.
Autor