Hemonúcleo de Catanduva pede doações de sangue O negativo
Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml
Foto: DIVULGAÇÃO - Para doar basta que o interessado pese mais de 50 quilos e tenha entre 16 e 69 anos
Por Myllayne Lima | 17 de maio, 2022
O estoque do Hemonúcleo de Catanduva opera em condições de escassez. A instituição pede doações, principalmente do tipo sanguíneo O negativo. O Hemonúcleo e o Hemocentro de Rio Preto são responsáveis pelo abastecimento de 39 instituições de saúde da região.  

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.  

“Uma bolsa de sangue dá origem a quatro hemocomponentes. São eles, o concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. E, cada paciente, dependendo da necessidade precisa de um tipo de hemocomponentes, ou seja, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, explica Natália Colombo, enfermeira do Hemonúcleo.  

Para doar basta que o interessado pese mais de 50 quilos e tenha entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos que querem doar precisam estar acompanhados por um responsável.  

Entre os impedimentos temporários para a doação estão os das pessoas resfriadas, mulheres grávidas, que estão amamentando. Aqueles que fizeram tatuagens nos últimos 12 meses também ficam impossibilitados de doarem.  

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. A vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose. 

O Hemonúcleo fica localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O horário de funcionamento é das 7h às 13h de quarta-feira a domingo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3522-7722. 

 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Vacinação contra a gripe cresce, mas está longe de atingir a meta