Hemonúcleo de Catanduva opera com estoque de sangue em nível crítico
Todos os tipos sanguíneos têm situação preocupante devido à diminuição da procura da unidade pelos doadores
Foto: Divulgação - Hemonúcleo de Catanduva atende de quarta-feira a domingo
Por Guilherme Gandini | 22 de setembro, 2023

O movimento de doadores no Hemonúcleo de Catanduva está em queda há duas semanas. Como consequência, a unidade já opera com estoque de sangue em nível crítico, 80% abaixo do patamar ideal, e vem tendo dificuldades para manter o abastecimento dos hospitais da região.

“Estamos atendendo média de 20 doadores por dia e o ideal seriam 50 para abastecer o nosso estoque, que hoje está com todos os tipos sanguíneos abaixo do nível ideal”, relata Natália Colombo, enfermeira responsável pela unidade.

Ao todo, o local tem capacidade de coletar de 800 a 1.000 bolsas de sangue por mês para abastecer 11 hospitais da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.

Questionada pela reportagem, Natália Colombo não soube informar o que pode ter motivado a “fuga” dos doadores. Segundo ela, a redução do comparecimento foi verificada em dias úteis e também no final de semana. Ao mesmo tempo, a demanda por sangue continua a mesma.

Ela ressalta a importância de que as pessoas procurem pelo Hemonúcleo. “A doação de sangue é extremamente importante, pois atendemos uma região que possui uma demanda significativa e uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, afirma.

No Hemonúcleo de Rio Preto, os níveis de sangue estavam estáveis nesta quinta-feira, 21, mas tal estabilidade poderá ficar sob risco nos próximos dias diante da escassez de doadores.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.

O atendimento no Hemonúcleo de Catanduva é feito de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas, inclusive em feriados. O endereço é rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O telefone para informações é 17 3522-7722.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Vacina contra a gripe é liberada para todas as pessoas acima de 6 meses
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Cidade tem três óbitos por dengue em análise, incluindo jovem de 21 anos
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Catanduva e região devem receber 17 mil doses de vacina contra dengue