Hemonúcleo de Catanduva faz novo alerta para baixo estoque de sangue
Tipagens O Negativo (O-) e AB Negativo (A-) estão em situação crítica, preocupando gestores da unidade
Foto: DIVULGAÇÃO - Para manter o estoque ideal, Hemonúcleo precisa realizar, em média, 45 coletas diárias
Por Da Reportagem Local | 09 de setembro, 2022
 
 

O Hemonúcleo Catanduva está com o estoque baixo de todos os tipos sanguíneos. Já as tipagens O Negativo (O-) e AB Negativo (A-) estão em situação crítica, preocupando gestores da unidade. Na última semana, o fluxo de doadores diminuiu 55% do número ideal.  

Para manter o estoque ideal são necessárias, em média, 45 coletas diárias e, nas últimas semanas a média foi de 20 doadores.  

“Uma bolsa de sangue dá origem a quatro hemocomponentes. São eles, o concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. E, cada paciente, dependendo da necessidade precisa de um tipo de hemocomponentes, ou seja, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, explica a enfermeira Natália Colombo.  

Ela frisa que o sangue é importante e insubstituível para quem precisa dele, sendo utilizado em diversas situações, como em cirurgia de grande porte, transfusão de pacientes com doenças hemotológicas, crônicas e em casos de acidentes graves.  

A frente fria que atingiu a região nos últimos dias afetou diretamente o número de doadores. “Com a chegada do frio, muitas pessoas deixaram de doar de doar sangue, porém o consumo se manteve. Em decorrência desta situação afetou nosso estoque, pois não houve reposição.”  

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.   

O Hemonúcleo de Catanduva é responsável pelo abastecimento de instituições de Catanduva e região e funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h, na Rua 13 de Maio, 974, Centro.  

VACINAS 

Das vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.  

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos