Hemonúcleo de Catanduva faz novo alerta após baixa do sangue A- e AB-
Unidade está com estoques em níveis críticos e precisa de doadores para manter hospitais abastecidos
Foto: Observatório Saúde Catanduva - Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos
Por Da Reportagem Local | 11 de janeiro, 2024

O Hemonúcleo de Catanduva está com todos os estoques de sangue em níveis críticos. Pela atualização divulgada nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, os tipos A- e AB- estão em situação mais grave e são os que mais precisam de doadores no momento.

A enfermeira Natália Colombo reforça a importância das doações para atender a população. “A doação de sangue é extremamente importante pois atendemos uma região que possui uma demanda significativa e uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, afirma.

Segundo ela, o número ideal é de 50 doadores por dia para manter os estoques do Hemonúcleo em níveis adequados. Ao todo, o local coleta até 600 bolsas de sangue por mês e abastece 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas suficiente para salvar vidas. O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7 às 13 horas, e está localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. Informações: 17 3522-7722.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade