O Hemonúcleo de Catanduva está com todos os estoques de sangue em níveis críticos. Pela atualização divulgada nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, os tipos A- e AB- estão em situação mais grave e são os que mais precisam de doadores no momento.
A enfermeira Natália Colombo reforça a importância das doações para atender a população. “A doação de sangue é extremamente importante pois atendemos uma região que possui uma demanda significativa e uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, afirma.
Segundo ela, o número ideal é de 50 doadores por dia para manter os estoques do Hemonúcleo em níveis adequados. Ao todo, o local coleta até 600 bolsas de sangue por mês e abastece 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas suficiente para salvar vidas. O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7 às 13 horas, e está localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. Informações: 17 3522-7722.
Autor